31 de dezembro de 2008

ANO DE 2009

A Bardinagem deseja a todos
UM FELIZ ANO
de


23 de dezembro de 2008

O NATAL EM PAÇO DE ARCOS

Não sabemos como é nas outras vilas deste Concelho, mas imaginamos que seja idêntica a animação Natalícia (luzes, enfeites, música, etc.), proporcionada pela Junta de Freguesia, e talvez em outras vilas deste país.

Mas, além do curiosíssimo desfile de "motards" vestidos de Pai Natal a rigor, neste 21 de Dezembro, que confio tenha envolvido outras freguesias do Concelho, e já de si uma manifestação simpaticamente curiosa, talvez única mas certamente rara, houve um outro evento que nos deixa deslumbrados e eternecidos, quer pela singularidade do acto, quer pelo significado de amizade e companheirismo que o envolve.

Pensem como entenderem, mas ver a meio da tarde dum 20 de Dezembro, dois cavalheiros (não há outra designação), que a pretexto de "ir às compras" se passeiam pelas ruas da "baixa" de Paço de Arcos, um carregando os sacos das compras, o outro tocando (e bem) bonitas músicas num acordeão, é de "derreter a alma". Bem hajam; até os osculávamos, mas, surpreendidos, não tivemos tempo de reacção nem para uma mísera foto.

Quem eram? Incógnita absoluta. Mas não os esqueceremos, isso é certo.

Bom e Santo Natal para todos os Paço-arquenses.


Fernando Reigosa

19 de dezembro de 2008

JANTAR DE NATAL

Decorreu na quinta-feira passada, dia 11 de Dezembro, no Marginalíssimo, o jantar de Natal dos Bardinos. Estiveram todos presentes (ou não lhes cheirasse a jantarinho dos bons!!!), juntamente com as respectivas esposas, e acima de tudo, estiveram todos, sem excepção, com excelente disposição, originando assim umas horas de confraternização, bem-dispostas e com muita camaradagem.

O jantar, como já disse realizou-se no Marginalíssimo e constou do fondue como só o Jorge sabe oferecer a quem lá vai, seguido dos já afamados Profiteroles para a sobremesa e juntamente com o café bebeu-se uma garrafinha de William Lawson's, prenda de anos do Fernando Reigosa e que ele, generosamente, pôs à disposição da bardinagem (foi um ver se te avias!!!!).

Foram horas de muito boa disposição e que espero se repitam por muitos mais anos. Do que por lá se passou deixo aqui algumas fotos e também as fotos dos Bardinos que neste final de ano de 2008 fazem parte deste grupo.

Aproveito para deixar aqui a todos os meus sinceros votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Vitor Martinez





















11 de dezembro de 2008

HOMENAGEM

Paço de Arcos outra vez ‘nas bocas do mundo’




Poderá ter passado despercebido à alguns dos ‘incautos’ paço-arquenses e, sobretudo à maioria da população portuguesa, salvo a devida vénia para os ‘não distraídos’, que ainda há poucos dias a Conferação do Desporto de Portugal decidiu (só agora?) homenagear os

CAMPEÕES MUNDIAIS DE HÓQUEI EM PATINS DE 1947

na pessoa do mui querido e estimado conterrâneo Correia dos Santos, único sobrevivente dessa extraordinária equipa que levou o nome de Paço de Arcos ao mundo.

É que se torna absolutamente indissociável esta aventura desportiva única na história de Portugal dos três homens (paço-arquenses de gema) que a escreveram, sem óbvio demérito dos restantes elementos, a saber,

EMÍDIO PINTO,
JESUS CORREIA,
CORREIA DOS SANTOS.

A Bardinada não poderia, dada a sua missão, deixar passar a ocasião sem o devido realce.

___________________________________________________________


Aproveitando a oportunidade e fazendo justiça a algum esquecimento que por vezes acontece, aqui se deixa um pequeno apontamento sobre quem foi, como desportista do nosso CDPA, o
CORREIA DOS SANTOS



“CORREIA DOS SANTOS foi considerado um caso especial do hóquei em patins. Ele foi um fenómeno, aclamado e reconhecido em todas as latitudes. Sem vaidades ocas, antes com simplicidade e entrega total.
JOSÉ CORREIA DOS SANTOS nasceu em Paço de Arcos, no dia 1 de Agosto de l926.
Inscreveu-se na Associação de Patinagem do Sul, em 7 de Dezembro de 1940. Tinha, portanto, 14 anos.
Em hóquei em patins representou sempre o Paço de Arcos. Primeiro o Paço de Arcos Hóquei Clube (até 1944) depois o Clube Desportivo de Paço de Arcos (desde a fusão, 1945).
Despediu-se da modalidade, oficialmente, em 6 de Julho de 1956, numa homenagem realizada no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, hoje Pavilhão Carlos Lopes. Mas continuou (a pedido e por necessidade do clube), até fins de 1960, com excepção da época de 1956/57.
Jogou durante 19 anos.
Também praticou futebol no C.D.P.A., no G. D. Estoril Praia e no G. D. da CU F.
Na vertiginosa e gloriosa carreira de CORREIA DOS SANTOS, o famoso hoquista registou os seguintes títulos:
Campeão regional de Lisboa:
2a Categoria:1942/43 e 1944
1a Categoria:1943/44/46/47/48/49/52/55 e 1958
Taça de Honra:1943/44/46/47/48 e 1949
Torneio de Outono:1943
Torneio de Abertura1944 e 1945
Campeão Nacional:1942/44/45/46/47/48/53 e 1955
Torneio das Nações (Montreux):1947/49 e 1956
Torneio Internacional de Lisboa:1953 e 1956
Campeão da Europa:1947/48/49/50/52 e 1956
Campeão do Mundo:1947/48/49/50/52 e 1956
Vice-Campeão da Europa e do Mundo:1951/53 e 1954
Foi internacional 158 vezes, tendo defrontado os seguintes países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Egipto, Espanha. França, Holanda, Inglaterra, Itália e Suíça. Durante 12 anos (de 1947 a 1958) foi elemento efectivo da selecção nacional. Nesse período marcou 307 golos.
Pela selecção de Lisboa marcou 84 golos e pelo C.D.P.A. marcou tantos que lhe perdeu o conto a partir dos 2700.
O grande e saudoso jornalista Vítor Santos chamou-lhe "a maior fábrica de golos do mundo”.
Condecorações: Medalha de Mérito Desportivo; Medalha de Ouro de "Bons Serviços" da Câmara Municipal de Oeiras; Medalha de Ouro da Cidade do Porto; Medalha de Ouro de Méritoe Dedicação do C.D.P.A.; Medalha de Mérito da Federação Portuguesa de Patinagem. E sócioBenemérito do C.D.P.A.
No dia 3 de Marco de 1987, o clube pagou-lhe uma dívida de gratidão e admiração, homenageando-o condignamente no pavilhão gimnodesportivo, quando da inauguração dos festejos comemorativos do 66° aniversário do C.D.P.A.
Eis, pois, o perfil de um HOMEM que soube vencer e convencer!”
(Extractos do livro "História do Clube Desportivo de Paço de Arcos de 1921 a 1991")




10 de dezembro de 2008

UM BARDINO CONDECORADO






Como já aqui foi mencionado, comemorou-se no passado Domingo, dia 7 de Dezembro, o dia da Freguesia da vila de Paço de Arcos, o 82º aniversário da elevação de Paço de Arcos a Vila.

A Sessão Solene realizou-se no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, após o hastear das bandeiras. Esta Sessão Solene contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, do Presidente e Executivo da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, de representantes de outras Juntas de Freguesia do Concelho e de entidades civis e militares da Freguesia de Paço de Arcos, além de muito público.

Após as intervenções dos diferentes partidos políticos com assento na Assembleia de Freguesia, do Presidente da Assembleia de Freguesia, do Presidente da Junta de Freguesia e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, procedeu-se à cerimónia de entrega das Medalhas de Ouro da Freguesia, atrubuídas aos fregueses que se distinguiram ao longo da sua vida ao serviço da Freguesia, através das suas instituições.

Foram distinguidos Joaquim Anacleto dos Santos, Manuel Pedrosa dos Santos, Manoel José Barata Alves Caetano, António José Dias da Silva e Carlos André.

Portanto o presente Mandante dos Bardinos, António José Dias da Silva, o "Nicha", foi um dos homenageados a quem foi atribuída a Medalha de Ouro da Freguesia, facto do qual nos congratulamos todos, principalmente aqueles que pertencem a este grupo de paço-arquenses, e em nome do qual queremos deixar aqui testemunho público da nossa homenagem, dando os nossos sinceros parabéns ao "Nicha" por este facto e dando também, em nome da Bardinagem, um grande e sentido abraço de amizade por tudo aquilo que este digno conterrâneo fez (e continua a fazer), pelo desenvolvimento da nossa vila, através das acções desenvolvidas principalmente no CDPA e na Junta de Freguesia.

Um Bem Haja de todos nós "Nicha", muitas felicidades e que continues na senda do progresso e do desenvolvimento da nossa vila é o que daqui te desajamos com muita amizade.

Uma palavra de apreço e carinho para os outros homenageados, todos bem conhecidos da nossa comunidade, e que bem mereceram a homenagem com que fora distinguidos.

A todos os nossos sinceros parabéns!


Vitor Martinez

4 de dezembro de 2008

PARABÉNS DE NOVO






A notícia chegou e aqui vai: No próximo Domingo, dia 7 de Dezembro de 2008, comemora-se mais um dia da Freguesia de Paço de Arcos.

As comemorações oficiais desenrolam-se logo a partir das 10 horas da manhã, numa Sessão Solene a decorrer no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Paço de Arcos.

Aí, nessa Sessão Solene, que será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, além dos discursos habituais, serão entregues a algumas individualidades que se distinguiram ao serviço da nossa vila, a Medalha de Ouro da Freguesia.

E um dos condecorados com essa medalha é o Bardino António Dias da Silva, ou seja, o Nicha, nosso distinto Mandante.

Portanto aqui fica o convite a todos os Bardinos, e não só, para estarem presentes na Sessão Solene. a fim de presenciarem a entrega de mais uma honraria a um dos nossos, a um dos Bardinos.

Para o Nicha desde já os nossos parabéns e voltaremos aqui para a semana para vos dar conta de como decorreu esta homenagem.