31 de março de 2010

AQUI HÁ CULTURA



O CORO DA ERMIDA

Existe em Paço de Arcos uma associação de carácter cultural, que nos apraz de sobremaneira registar, deixando alguma informação sobre as suas actividades.

Embora já tenha mais de dois anos de existência, só agora tomámos conhecimento das suas iniciativas, as quais consideramos, desde já, da maior importância na divulgação da cultura na nossa vila, principalmente na área da música.
Ficam aqui alguns elementos que conseguimos obter através de uma pesquisa que fizemos na net e que esperamos ajudem a todos os que nos visitam a ter um conhecimento mais alargado do Coro da Ermida.
___________________


O Coro da Ermida surgiu em Fevereiro de 2007 com o intuito de desenvolver actividades culturais no centro histórico de Paço de Arcos. Actualmente é constituído por cerca de vinte cinco jovens com idades compreendidas entre os oito e os trinta e cinco anos, todos com experiência coral anterior. O Coro pretende interpretar repertório sacro, não excluindo outros géneros musicais, mas conferindo à tradição cristã um papel destacado. A realização de concertos regulares na Capela do Senhor Jesus dos Navegantes e a formação musical dos jovens que constituem o Coro são os objectivos fundamentais do grupo. É dirigido pela Maestrina Margarida Simas.


Cartazes de eventos do Coro da Ermida.


O ciclo de concertos Música na Ermida pretende reunir, na Ermida do Senhor Jesus dos Navegantes, públicos interessados na música coral e instrumental. Estes concertos contarão com a presença de músicos convidados, aos quais se juntará a actuação do coro. Esta dinâmica de concertos, que se pretende regular (Janeiro, Março e Maio para o primeiro ciclo), visa devolver ao centro histórico uma forte tradição musical iniciada em 1929 pelo Orfeão de Paço de Arcos, dirigido pelo maestro Gustavo de Lacerda. Este trabalho, entretanto esquecido, promoveu a cultura musical através da realização de concertos na vila e arredores. A Ermida-Associação cultural acredita que, num tempo em que tanto se fala de qualidade de vida, não pode haver vida com qualidade sem a existência de encontros públicos em torno da música.
___________________


Aqui fica o e-mail para eventuais contactos dos interessados:

ermida.associação.cultural @ gmail.com















Colaboração do Bardino Vitor Martinez.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podem sempre aliciar o tenor Rafael Ferreira para entrar no Orfeão. Foi intérprete dum grande sucesso aqui há décadas "Isadora vai-te embora", se não me engano. Não sei se chegou à dupla platina.Um abraço. Patrão Flopes