6 de março de 2012

A PENSÃO MOREIRA


Encontrámos no jornal "A Voz de Paço de Arcos" um texto do bardino Fernando Sampaio, que em tempos foi publicado aqui no blog.


Dada a actualidade de que o referido texto dá mostra, assim como vir acompanhado nesta publicação do jornal por uma foto do interior da Pensão Moreira, que é um documento de alguma raridade, tomamos a liberdade de o publicar novamente.

Curiosamente, aquando de algumas pesquisas na internet em referência à Pensão Moreira, encontrámos um outro texto, extremamente curioso, da autoria de um hoquista famoso, de seu nome Velasco, campeão do mundo e que publicaremos no post seguinte.

Com a devida vénia à "Voz de Paço de Arcos" pela publicação da foto, aqui fica o texto do bardino Fernando Sampaio.


A PENSÃO MOREIRA

Pensão Moreira - Sala de Jantar

Quem não se lembra da saudosa pensão Moreira? Quantos de nós nos idos anos de cinquenta do século passado iniciámos a nossa internacionalização com alegres grupos de espanholas que demandavam as nossas paragens com a convicção de que estavam a visitar o melhor sítio do mundo?

Por onde ficou a selecção dos moçambicanos para a preparação da conquista de mais um campeonato do mundo de hóquei em patins (facto já referido nos nossos apontamentos)?

E que dizer do Ravella, que integrava um grupo mundial de luta livre, e tinha por hábito numa simples refeição varrer meia dúzia de frangos ou duas centenas de sardinhas assadas, junto à bomba do Abílio, nas instalações do armazém de vinhos?

Pois, da pensão Moreira pode dizer-se que deixou saudades, mas o que verdadeiramente se lamenta é que Paço de Arcos não tenha no seu centro uma simples residencial que estimule a visita e pernoita de forasteiros atraídos pelas nossas belezas (e são bastantes); a rua Costa Pinto, no imóvel agora pertença da Câmara situado ao lado da farmácia, ou no espectacular edifício onde funcionou o centro da Mocidade Portuguesa (versus Dany/prof Coelho) seria uma boa resposta a essa necessidade.

Bardino Fernando Sampaio


2 comentários:

Maria João Botelho disse...

Como adenda à vossa noticia ,esclareço que a foto do interior da Pensão Moreira(sala de jantar) foi fornecida por D.Cecília Moreira Pereira,filha da proprietária da Pensão D.Domingas Moreira.

Com as minhas melhores saudações paçodarquenses

Vitor Martinez - Os Bardinos disse...

Maria João Botelho:

Obrigado pelo esclarecimento e pela colaboração!

Só não foi mencionada a origem da foto, porque a fonte de onde se destacou a notícia a ela não fazia referência!

Receba os nossos mais sinceros cumprimentos paçoarcuenses!