19 de julho de 2011

DE ALMA E CORAÇÃO...


Amigos,

Estou de Alma e Coração nesta ... QUESTÃO.

Como sempre tenho feito!!!

Para mim, Paço de Arcos está ... MUITO MAIS À FRENTE!!! Só é pena que a NOSSA FORÇA ainda não consiga vencer alguma INÉRCIA interna (e também pessoal), mas ... SOMOS ... BARDINOS e ... VAMOS NESSA ...!!!

Quero dizer-Vos, que, em termos PESSOAIS, ... SEM qualquer MOTIVAÇÃO POLÍTICA / PARTIDARISMO, estou a PONDERAR muito seriamente, retomar a minha participação em algumas Assembleias de Freguesia, como ... Indígena/ Habitante / Proprietário/ Presidente dos Bombeiros / Ex-Autarca e ... agora BARDINO!!! . Chiça ... o "PITÁFIO" ... vai longo!!!

Porquê??? -- Muito simplesmente porque ... estamos em P.A. piores do que no tempo do XICO VENTURA!!!!

Disse-lhe que ... ELE não podia, nem devia, gerir a Junta, como geria a casa dele!

Mas, o Xico Ventura, acabou por sair de Presidente da JFPA e de deixar uma VERBA significativa em BANCO!!!! ... Não fazia, nem dava nada a ninguém, mas ... conseguiu juntar uns TROCOS!!!

ESTA JUNTA, já DISSE que ... NÃO DÁ APOIOS / SUBSÍDIOS a NENHUMA INSTITUIÇÃO (tal como fazia o Xico Ventura); NÃO FAZ OBRA muita, pouca ou nenhuma (no tempo do Xico Ventura, NÃO HAVIA DELEGAÇÃO de COMPETÊNCIAS) hoje há !!!; está "VIRADA", como estava o Xico Ventura, para LEVAR a 3ª Idade a passear; esquece o FOMENTO / APOIO da DINÂMICA da TERRA em detrimento da contabilização "pseudo-cacique" de ... VOTOS por CONTA e entretanto, ... COM DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (MAS SEM ... COMPETENTES para as EXECUTAR) as RUAS estão DEGRADADAS / ESBURACADAS a TODOS os níveis (basta vermos os buracos da calçada / via e passeios da R. Costa Pinto), LIMPEZA é quando a CMO liberta a máquina para fazer uma ... passagem nas diversas ZONAS de maior passagem; TRÂNSITO, CAÓTICO e SEM REGRAS (manhã - acessos à Marginal, via J.Pimenta); ...

Há MUITO para LEMBRAR!!!

Mas, NÃO ESQUEÇO TODAS as INSTITUIÇÕES que DEVIAM ser APOIADAS pela JUNTA e ... NÃO o SÃO (...como fez o Xico Ventura) NEM NUNCA O FORAM, com ESTA ADMINISTRAÇÃO!!!!

Muitas vezes fiz a seguinte PERGUNTA ao PRESIDENTE da JUNTA, em sede de Assembleia de Freguesia: "-Qual é a "OBRA" que pretendem deixar para a POSTERIDADE, ENGRANDECIMENTO e HISTÓRIA de P.A.??"

HOJE, ... ESTA PERGUNTA ... TEM ALGUMA RESPOSTA, ... a meio do MANDATO?????!!!

Fiquem bem, com o MEU ABRAÇO

Carlos André

MENSAGEM

INSATISFAÇÃO

O Grupo Tertúlico “Os Bardinos” anda insatisfeito e seriamente preocupado com o ‘estado da arte’ da Vila. Quer do ponto de vista meramente físico - quase completa degradação sem vislumbre de soluções – quer em termos de identidade, que se vai esboroando sem “ameaças” de recuperação.

Assim, e com a intenção de ‘sacudir’ a moral das gentes da terra, ‘tocando a reunir’, se é que ainda vamos a tempo, o Grupo fez um pequeno ”brainstorm”, do qual resultou um pré-plano exploratório das eventuais probabilidades de “abalo telúrico” que ressuscite as adormecidas mentes empreendedoras da terra, a saber:

- Elaborar e promover escritos (a serem aqui publicados - fotos também) que relembrem as pessoas e as coisas importantes, curiosas e/ou brincalhonas da Vila, a partir dos seus membros e tentando sugestionar outros, provocando os adormecidos, e recordando a efectiva grandeza que já tivemos, e não só no plano Nacional;

- Marcar presença constante nas assembleias da Junta de Freguesia, questionando (se curial) o executivo pelos não cumprimentos (todos?), pelas inúmeras anormalidades, pelo estado de falência a que chegámos, pela degradação qualitativa por comparação com todas as outras freguesias do Concelho, etc., etc..;

- Terminado o “defeso”, e tendo em conta o resultado entretanto ‘extraído’, eventualmente promover umas “Jornadas de Reflexão”, em debate público, com o objectivo de reavivar a Vila e as suas ‘forças vivas’ - pelo menos as que outrora souberam promover e comandar esta terra, e que agora andam ‘distraídas’. Tal poderá acontecer algures no Outono.

Este é um plano que, como se compreende, só pode funcionar com a envolvência do povo indígena, pelo menos a parte mais activa e preocupada, e em que este Grupo apenas poderá funcionar como “tractor”, independentemente das “mais valias” que o integram.

Repararão que nunca mencionamos forças políticas, porque essas têm sempre as suas fidelidades e dependências específicas, logo ‘obstruindo’ a eficácia e o resultado de atitudes e actividades (mais) “puras”. Salvaguardamos, porém, todos esses que queiram ajudar-nos neste desiderato, sem “obediências” partidárias.

Desafiamos, assim, o amigo visitante a colaborar connosco, seja enviando-nos textos ou outras (sob qualquer forma) que evidenciem a importância e o reconhecimento – não indígena – do que foi Paço de Arcos.

Exemplos?

- Estórias de e com ‘banhistas’;
- As cavalhadas;
- As marchas de Paço de Arcos;
- Os grandes feitos dos nossos internacionais do hóquei patinado;
- Os feitos de outras actividades desportivas – tivemos grande projecção nacional, por exemplo, no ténis de mesa;
- As ‘fadistices’ que ocorriam um pouco por todo o lado;
- As ‘cegadas’;
- Os jogos que, para alegrar as boas gentes da terra, eram organizados entre jovens (de então) e grupos profissionais de outras actividades – ex.: jogo de basquetebol entre os juniores do P. A. e os participantes do campeonato de luta livre de Lisboa;
- Um jogo de hóquei em patins entre equipas de gente que não sabia patinar; etc..

Vamos dar o exemplo, necessariamente, por isso, como diria o nosso querido Raul Solnado, façam-nos o favor de serem felizes e visitem-nos, não se arrependerão.

Já agora não se esqueçam de ir ao baú, repesquem aquelas ‘aleivosias’ que estão destinadas às baratas e a desaparecer um dia, ou para vaga recordação quase que momentânea.

Para terminar, deixamos aqui um pequeno exemplo de historieta antiga e curiosa que bom amigo Bardino lembrou:

No tempo em que os nossos melhores hoquistas davam cartas pelo mundo fora, um grupo de, hoje ilustres anciãos também hoquistas, à época jovenzitos, resolveu que queria assistir a um (importante) jogo, a ser disputado em recinto no Porto. Na ausência dos necessários ingressos, optaram por se apresentarem atempadamente cedo, identificando-se como jornalistas de vários órgãos desportivos. Assim tomaram lugar na primeira fila da área destinada à imprensa e desfrutaram das melhores condições para assistirem ao jogo. Imagine-se as caras de espanto de Jesus Correia, Correia dos Santos, etc., quando viram aqueles conterrâneos armados em jornalistas.


Os Bardinos.

18 de julho de 2011

JANTAR MENSAL

Jantar do Solstício

O Grupo Tertúlico “Os Bardinos” cumpriu no passado sábado o desiderato estatutário do solstício (vulgo Santos Populares), o qual manda que se organize um dos jantares anuais com as esposas, com visita a um “santuário” teatral/revisteiro – já nem o solstício é o que era.

Estiveram presentes a maioria dos casais com excepção dos Tormenta e Pestana, por alegações mais ou menos espúrias, o Hélder Martins por fortes razões familiares (está ressalvado); as esposas do Carlos Neves e do excelente Mandante Mário Almeida também não compareceram à chamada por afazeres inultrapassáveis. Em contrapartida o casal Baiona voltou a marcar a já habitual presença bem animada.

Durante o repasto, excelentemente servido no Solplay, o Bardino Nicha fez a habitual saudação, embora não fosse mandatório por não ser “reunião” formal. Também o Mandante que chegou atrasado por obrigações para/profissionais, aproveitou para fazer a entrega da prenda aniversariante ao Bardino Alexandre Baiona, que há dois meses não comparecia (mora ‘bué da’ longe).























O local/santuário foi o Auditório Municipal Lurdes Norberto, em Linda-a-Velha,


onde o casal Bardino António/Ida Teresa Castro tem desempenhado funções amadoras,


e a peça intitula-se “Uma Certa História do Fado”.


O que podemos dizer é que foi uma noite mágica (e de orgulho Nacional). O fado foi exemplarmente historiado, com competência e desempenhos, para os quais este mísero escriba não encontra palavras suficientemente adequadas para classificar.

Simplesmente extraordinário. Não citamos nomes, pois todos eles foram verdadeiramente excepcionais.


Recomendamos vivamente que o amigo visitante mova céu e terra para, havendo hipótese, assistir a este espectáculo; certamente nunca mais o esquecerão (como conselho, conversem com o casal Castro).

Os Bardinos jamais esquecerão, inclusivamente grande parte cantarolou durante todo o espectáculo com alma e empenhamento, até ‘fadistas’ insuspeitos que, surpreendentemente, se revelaram.

De tal sorte, como diria o poeta, que ficaram várias promessas no ar de recuperar esta noite em outros eventos, quiçá nas nossas áreas (recordemos que estavam presentes três Bardinos com altas responsabilidades no “comando” dos destinos da A.H.B.V.P.A.). A “ber bamos”.


Certo é que,provavelmente em Setembro, vamos ter desenvolvimentos na área fadista Bardínica, algo que já estava embrionário, mas que esta noite despoletou vivamente.

Bem hajam grupos Intervalo e1º Acto. Osculamos-vos reconhecidamente.




Coloboração dos Bardinos Fernando Reigosa (texto) e Vitor Martinez (fotos).

O SEMÁFORA DA MARGINAL

ASSASSINOS!

É o único comentário que se nos oferece fazer, depois de ler a notícia acima publicada na passada semana no Jornal de Oeiras, na qual se pode ler até onde pode ir a irresponsabilidade e a falta de respeito pela vida de todos nós!!!!

Não podem mandar para o inferno os incompetentes que dirigem os péssimos serviços que nos prestam!!!!



Colaboração do Bardino Vitor Martinez.

O PASSEIO MARÍTIMO

NÃO HÁ DIREITO!!!!

A sinalética que se vê na foto acima é bem elucidativa e encontra-se nas entradas do Passeio Marítimo de Oeiras a Paço de Arcos.

Pois, pasme-se: no passado sábado, entre as 11 e as 13 horas, vários ciclistas se cruzaram comigo no percurso Paço de Arcos-Marina de Oeiras-Paço de Arcos, sob a VISTA GROSSA de elementos da Polícia Municipal!!!!

Não há direito que paguemos os nossos impostos, para depois a autoridade não actuar quando deve!!!!

E a "bagunça" e o PERIGO das bicicletas no Passeio Marítimo CONTINUA, MESMO NAS BARBAS DA POLÍCIA!!!!



Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


3 de julho de 2011


a) Nº. de visitas no mês de Junho - 1.234

b) Nº. de visitas semanais - 308

c) Nº. de visitas diárias - 41


A "PRAIA" DE PAÇO DE ARCOS!

Esta foto que aqui podem ver, parece uma praia, mas não é!!!!

Ou seja, parece a nossa Praia Nova, mas não é!!!!

Trata-se da "Zona de Recreio e Lazer" de Paço de Arcos!!!



Agora, quando quisermos ir tomar uma banhoca, cá em Paço de Arcos, temos de dizer que: "Vou tomar um banho à Zona de Recreio e Lazer"!!!!

Parece estúpido, mas não é, é assim que oficialmente os mentecaptos do organismo que classifica a costa portuguesa, classificam a nossa "praia" e também a de Caxias e a de Santo Amaro de Oeiras!


É um local, com água, com areia e rocha, onde se podem tomar banhos, com nadador-salvador, com apoios de restauração e sanitários, mas não é uma praia!!!

É caso para se poder dizer: "MAS QUE GANDAS ESTÚPIDOS"!!!!

Cá para mim é e há-de ser sempre a minha (nossa) Praia Nova, assim como a outra continuará a ser sempre a Praia Velha, por mais que a estupidez grasse neste pobre país, que tão pobres governantes e legisladores tem!!!!




Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


GENTE DE PAÇO DE ARCOS

Sabiam quem ..........

tem sido o maior ‘propagandista’ (na actualidade) do bom nome de Paço de Arcos?

Aquém e além mar, pelos quatro cantos do mundo?

Leiam e aprendam!!!!!


É com estas ‘inovações’ que o Mário Santos tem ‘vendido’ Paço de Arcos ao mundo, como se poderá atestar pelo volume e diversificação da clientela.

Se têm andado distraídos, e não estão a ‘apanhar a onda’, sempre podemos explicar que o Mário se estabeleceu - mais a amada ‘patroa’ –


na Praceta Dionísio Matias (em plena zona histórica) por voltas de 1975, exactamente onde ainda hoje o podemos encontrar.


Por aqui criaram raízes, desenvolveram prole e fizeram amigos, muitos.

Pensarão vocês que já mereciam uma ajudinha, um incentivo, uma ovação. Também nós. Até porque aquando da última Ocean Cup, segundo consta, foi um desbaratar de “t-shirts”; destas que anunciam a nossa garbosa Vila.

Mas não ficou por aqui o Mário. Ao mesmo tempo também vai ‘vendendo’ Portugal, o que é mais natural, até porque não implica o investimento (de risco) que a originalidade das camisetas alusivas a Paço de Arcos obrigou, e obriga.


Tenhamos fé. Um dia talvez alguém se lembre dalguma forma de dar alento a este casal empreendedor, no melhor dos sentidos.




Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.



AUTOMÓVEIS NO JARDIM

V E L H A R I A S

Tivemos mais um fim-de-semana abrilhantado pelo desfile de preciosas velharias automóveis (o 7º).

É sempre um grande prazer rememorar carros do antigamente. É, também, um grande atractivo e um enorme chamariz. No caso porque as ditas viaturas (de quatro e de duas rodas) estacionaram por um bom par de horas no “Jardim da Avenida”.

Vamos mostrar alguns dos mais significativos, ou mais ‘giros’ como queiram, segundo a nossa modesta perspectiva, porque a ‘redundância’ anual até cansará.



O três rodas, as animadoras de serviço e o inevitável “nívea”.




Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.