8 de março de 2009

DE PAÇO DE ARCOS PARA.... CONQUISTAR O MUNDO (I)

Toda a gente que se preza neste ‘cantinho’ sabe quem é Carlos Pinto Coelho, ilustrérrimo concidadão, de verticalidade infelizmente rara nos dias que correm.

Acontece que este nosso amigo tinha um tio, de sua graça Armando de Lima Abreu. Sei, não vos diz nada. Já lá vai um bom meio século.

Este cavalheiro habitou neste Concelho, mais propriamente na vila de Oeiras, na adolescência e no início sua vida adulta.

Mas foi em Paço de Arcos que conviveu com os primos Correia (Jesus Correia e Correia dos Santos) e outros, consolidando o gosto pelo hóquei patinado, na ‘carolice’ que então diferenciava aqueles que souberam sair da mediania mostrando que quando se quer de verdade, o céu é o limite.

Tal como a ilustre personagem disse, e outros repetiram, o Armando de Lima Abreu teve um sonho quando em final dos anos 40, rumou a Moçambique, Lourenço Marques, para melhorar a sua vida profissional. Durante anos batalhou em condições precárias, com pertinácia e sacrifício pessoal, ensinando aquilo que aprendera (e sonhara) em Paço de Arcos.

Cerca de uma década mais tarde, viajou com um conjunto de (ilustres) desconhecidos – Fernando Adrião, Amadeu Bouçós, Francisco Velasco, Alberto Moreira, Manuel Carrêlo, etc.-, seus discípulos, para Lisboa e depois Montreux na Suiça, onde, para espanto de todos ganhou para Portugal o Campeonato do Mundo de hóquei em patins (1958).

Honra-nos prestar-lhe esta simples homenagem.

Consta que, infelizmente, no site da Federação Portuguesa de Patinagem não existe uma única fotografia de Armando de Lima Abreu. É pena, e é injusto.


Fernando Reigosa


Sem comentários: