20 de dezembro de 2010

PAÇO DE ARCOS E O CDPA ESTÃO DE LUTO (I)

CORREIA DOS SANTOS
O MELHOR AVANÇADO DO MUNDO
1926-2010


Morreu Correia dos Santos.

O último dos “cinco violinos do hóquei em patins”, faleceu na madrugada deste Domingo, com 84 anos (01-08-1926 a 18-12-2010).

José Correia dos Santos nasceu em Paço de Arcos, no dia 1 de Agosto de 1926. Inscreveu-se na Associação de Patinagem do Sul, em 7 de Dezembro de 1940. Tinha, portanto, 14 anos.

Em hóquei em patins representou sempre o Paço de Arcos. Primeiro o Paço de Arcos Hóquei Clube (até 1944), depois o Clube Desportivo de Paço de Arcos (desde a fusão, 1945).

Despediu-se da modalidade, oficialmente, em 6 de Julho de 1956, numa homenagem realizada no Pavilhão dos Desportos de Lisboa, hoje Pavilhão Carlos Lopes. Mas continuou (a pedido e por necessidade do clube), até fins de 1960, com excepção da época de 1956/57. Jogou durante 19 anos.

Também praticou futebol no CDPA, no G.D. Estoril-Praia e no G.D. da Cuf.

Na vertiginosa e gloriosa carreira de Correia dos Santos, o famoso hoquista registou os seguintes títulos: Campeão Regional de Lisboa 1ª Categoria, 9 vezes; Campeão Regional de Lisboa 2ª Categoria, 3 vezes; Campeão da Taça de Honra, 6 vezes; Campeão do Torneio de Outono, 1 vez; Campeão do Torneio de Abertura, 2 vezes; Campeão Nacional, 8 vezes; Campeão do Torneio de Montreux, 3 vezes; Campeão do Torneio Internacional de Lisboa, 2 vezes; Campeão da Europa, 6 vezes; Campeão do Mundo, 6 vezes; Vice-Campeão do Mundo e da Europa, 3 vezes.

Foi internacional 158 vezes, tendo defrontado os seguintes países: Alemanha, Bélgica, Brasil, Egipto, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Suíça. Durante 12 anos (de 1947 a 1958) foi elemento efectivo da selecção nacional. Nesse per
íodo marcou 307 golos.

Pela selecção de Lisboa marcou 84 golos e pelo CDPA marcou tantos que lhe perdeu o conto a partir dos 2.700.

Foi condecorado com a Medalha de Mérito Desportivo, a Medalha de Ouro de "Bons Serviços" da Câmara Municipal de Oeiras, a Medalha de Ouro da Cidade do Porto, a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação do CDPA, a Medalha de Mérito da Federação Portuguesa de Patinagem. É sócio Benemérito do CDPA.

No dia 3 de Março de 1987, o clube pagou-lhe uma dívida de gratidão e admiração, homenageando-o condignamente no pavilhão gimnodesportivo, quando da inauguração dos festejos comemorativos do 66º aniversário do CDPA.

À família enlutada daqui enviamos, em nome da bardinagem, os nossos mais sentidos pêsames.


ATÉ SEMPRE, CAMPEÃO!












Colaboração do Bardino Vitor Martinez.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tinha estado no café que ambos frequentávamos aqui em Porto Salvo, mesmo junto á sua residencia, na quinta ou sexta feira da semana passada, sabia que a saude andava arredada há muito dele, mas mesmo assim fiquei surpreendido quando li no jornal a noticia da sua morte, passados dois ou três dias do ultimo encontro.
Que descanse em paz.
Cumprimentos
Virgilio Miranda