27 de julho de 2008

PAÇO DE ARCOS HOJE


Foto Nana Sousa Dias

Iniciamos hoje um conjunto de colaborações dos nossos Bardinos que, esperamos, se vão estendendo ao longo da existência deste blog.

Estas colaborações da Bardinagem irão focar o dia-a-dia da nossa vila e os seus olhares mais ou menos criticos sobre os acontecimentos, as obras, as coisas boas, e também as menos boas, que vão por cá acontecendo.

Assim o primeiro texto é do Fernando Reigosa e tem como tema o novo Passeio Maritimo que está a chegar a Paço de Arcos.


"O PASSEIO MARÍTIMO EM PAÇO DE ARCOS..."

.....vai devagar, mas está a ir, e está, definitivamente, a ficar lindo.

Já é possível calcorrear toda a extenção desde o Forte de S. João das Maias até á praia de Paço de Arcos.

Nota triste e que se espera vir a ser competentemente corrigida, é a extrema degradação em que se encontram os equipamentos do Forte vistos do lado do mar, e, consequentemente agora também do passeio marítimo, bem mais perto, logo com toda a minúcia.

Em contrapartida, e muito embora ainda não se percebam com exactidão algumas das soluções do percurso, existem áreas onde se pode constatar já a extraordinária beleza de algumas delas. São dois os exemplos a recomendar um olhar avaliador.

Todo o muro de pedra que ‘protege’ o passeio do lado da marginal está a ser forrado com xistos negros, também organizados em muro, com, aqui e acolá, umas saliências de pedra branca calcária que conferem ao todo um aspecto lindíssimo.

A outra compenente que vale a pena contemplar, embora com maior dificuldade, são os enormes blocos de granito com que se está a construir um alto muro de protecção do lado mar. Garantidamente faz uma parede de grande beleza, quase se diria natural. Este muro não acompanhará (ao que parece) toda a extensão do passeio em construção, mas é deduzível que pelo menos em duas vastas localizações não contíguas tal aconteça.

Por compreender com exactidão no desenvolvimento da obra (o troço que ligará a praia de Paço de Arcos ao início do troço seguinte em frente ao Restaurante Mónaco) está o modo como serão ‘atravessadas’ as instalações da Direcção de Faróis e do Instituto de Socorros a Náufragos, de um percurso marítimo, que se ‘exige’ com mar à vista, e de perto, tanto quanto possível.

O que não suscita qualquer dúvida é o facto de esta obra constituir também, e sobretudo, para Paço de Arcos um enorme benefício, qualquer que seja o ângulo em análise. A extraordinária beleza desta costa vai ficar bem mais evidenciada e visível, e, sem dúvida bem mais visitada, o que até pode não constituir vantagem.

Façam o passeio. São condições mandatórias maré vazia, para poder entrar pela praia em Paço de Arcos, e calçado cómodo.

Sem comentários: