29 de abril de 2010

BARDINOS NA ASSEMBLEIA

Assembleia de Freguesia de
Paço de Arcos

Sessão Ordinária (salvo a expressão) de 27 de Abril

Tendo em conta a enorme quantidade de questões que preocupam, no imediato, o Grupo Tertúlico “Os Bardinos”, no que diz respeito a Paço de Arcos e ao bem estar das suas gentes; também a ausência de respostas ou informações capazes relativamente a estas e outras questões menos prementes, decidiu o Grupo marcar presença nesta Assembleia com o fito de perceber alguns dos desenvolvimentos em curso, e , se possível, obter algumas respostas.

Contou, para tanto, com a promessa, cumprida, do Sr. Dr. António José Dias da Silva (o mui ilustre Bardino “Nicha”), Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Paço de Arcos, de possibilitar a intervenção popular, antes da Ordem do Dia.

A representação Bardínica teve oportunidade de apresentar algumas (poucas) das questões em agenda (no Blog), as quais foram muito simpaticamente respondidas pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia.

‘Á vol de oiseau’ ainda foi possível ouvir umas quantas outras explicações para outras matérias, designadamente as relacionadas com o Jardim.

O saldo sendo positivo, não foi satisfatório. As razões para esta sensação, prendem-se sobretudo com a indefinição de interesse público (???????), e alguma falta de consensos.

Exemplifica-se:

- o ‘armazém do Pernas?; dez anos a criar ratos e sabe-se lá mais o quê em pleno centro histórico de Paço de Arcos? E o interesse público não pode sobrepôr-se ao (des)interesse privado? Já aconteceu; aqui em Portugal; não há muito tempo.


- o Palácio da ‘batata frita’; um monumento daquela qualidade não é interessante na perspectiva do interesse público? Com realizações programadas como o realojamento da JFPA, o Auditório José de Castro (que quanto a nós está mal concebido; o Homem merecia mais).


- o ‘edifício do Professor Coelho’; arquitectura fantástica, vai ser o quê? Restaurante? Associação de favorecimento das populações? Habitação jovem (dizem que é cara)?


- A antiga sede dos Bombeiros; será tão complicado negociar uma solução interessante para todas as partes? Só para quem não está de boa vontade.


- Pertinho; a central de camionagem, vai ser o quê? Quando?


- E o Palácio dos Arcos, vai ficar charmoso??


Guardamos para o fim duas boas notícias, o parque infantil do Jardim já tem orçamento (dinheiro, se percebemos bem), e este verão poderá já estar operacional. A outra é que existe um plano de reordenamento da circulação (mobilidade, como agora se diz) que em breve será apresentado publicamente.

A ‘ber bamos’, máxima nossa!

Por resolver ‘ad eternum’, vão ficar os estacionamentos, onde quer que sejam. Independentemente de haver espaços por explicar, soluções (hipotéticas) por explorar (áreas pré e pró militares p.ex.), etc,

Bem sabemos que a lei tem contornos incontornáveis (ao que dizem), que a Autoridade Camarária é inquestionável (?), mas isso não afasta o nosso desconforto, e a sensação que mais poderia e deveria ser feito.



Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.


1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem Amigo Fernando,enquanto a voz não doer é de não calar.
Não é impedimento para mim ir a Paço de Arcos, sabendo que dificilmente se arranja lugar para estacionar, pois ainda me movimento menos mal e deixo sempre o pópó, na Av. da Républica ou imediações, mas quem tem problemas de locomoção muito provávelmente, se não for mesmo obrigado a deslocar-se lá, vai pregar para outra Freguesia como se costuma dizer, e é pena pois como sugere, ainda há locais para fazer parques de estacionamente assim haja vontade.
Um abraço
Virgilio Miranda