1 de abril de 2010

MAIS RECORDAÇÕES

O PIROLITO

Não tem a ver propriamente com a nossa vila de Paço de Arcos, era um "fenómeno" nacional no seu tempo, mas merece aqui o seu destaque, dado que ainda hoje, a propósito de algumas situações se diz que "fulano não bate bem da caixa dos pirolitos"!!! (Qual será a relação???!!!).

Por isso aqui deixamos, com a devida vénia do blog SIMECQ Cultura, de onde extraímos o texto a seguir, alguma informação daquela que foi, na nossa meninice, a nossa bebida preferida: o Pirolito.



"Estou mesmo a ouvir, alguém que dê com os olhos neste post e, não seja propriamente de idade muito jovem, dizer de imediato:_Olha…o Pirolito!...

Pois é…será logo identificado e recordado como uma das bebidas mais populares durante a primeira metade do Sec.XX.Era uma bebida preparada com um xarope de açúcar, ácido cítrico e essência de limão aos quais, depois, se adicionava gás carbónico. A principal particularidade estava no formato da garrafa e no sistema que a fechava.

O gargalo era abaulado e tinha duas “amolgadelas” laterais que serviam para segurarem um berlinde de vidro que, pela acção do gás introduzido era assim empurrado até um aro de borracha, fechando a garrafa hermeticamente. Para a abrir era um dedo que fazia descer o dito berlinde e, consequentemente, permitia a entrada do ar dentro da garrafa.


Hiram Codd (1838-1887)


Apesar do nosso apego à forma da garrafa o seu formato não é português. A garrafa de pirolito foi inventada por um inglês, Hiram Codd, que registou a patente em 1872. Foi criada com o fim de ser usada para bebidas gaseificadas, como a soda, águas minerais, limonadas e foi usada em toda a Europa e Estados Unidos.

O facto de existir esse berlinde era mais um aliciante para que os miúdos, depois de bebido o refrigerante, partissem a garrafa para retirarem a bolinha de vidro com a qual iriam então jogar renhidas partidas de “bilas”.

Espalhavam-se de Norte a Sul do país as fábricas que se dedicavam ao fabrico dos Pirolitos que, à época, era, sem dúvida alguma o refrigerante mais popular e mais barato. Custava, nos anos 40 cerca de $50 e depois, nos anos 50, estava em 1$20.

E é justamente na década de 50 que começa o declínio deste refrigerante. A legislação, preocupada com a higiene no seu fabrico obrigou a dispendiosas remodelações nas fábricas e, este modelo da garrafa com a esfera de vidro dentro foi abolido por ser considerado de difícil limpeza. Pensamos que ainda se venderam Pirolitos em garrafas fechadas com caricas mas, isso já não tinha graça nenhuma.

Acontece que, em algumas feiras de velharias, ainda vemos garrafas destas o que deve constituir uma curiosidade para a gente mais jovem. Mas, acreditamos que, por perto, esteja sempre quem a possa esclarecer sobre aquela garrafa com um berlinde lá dentro."


Rótulo de uma garrafa de pirolito de
uma fábrica da Lourinhã.



(Ainda me lembro de ir assistir aos jogos do Oriental, no campo Eng. Carlos Salema, no Bairro Chinês, em Marvila, com o meu avô e os meus pais, e no intervalo beber o meu pirolito. E que bem que me sabia!!!).





Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Bardino,
Vitor Martinez

Apenas uma pequenina correcção, logo na primeira frase do post!

O Pirolito também tem a ver com Paço de Arcos! E esta Hem!!???

Nas traseiras do antigo CINE TEATRO de Paço de Arcos, havia um "entreposto" de Pirolitos!

Com bilas e tudo!!!

Sobre esta novidade, os Bardinos Sampaio e Rafael poderão melhor que eu, "esmiuçar" o assunto.

Apenas e por agora, acrescento que há uns pseudónimos referentes ...
Rui "Pirolito"", Carlos Alberto "Pirolito", ...

Um forte abraço para TODOS e que tenham uma BOA PÁSCOA regada com uns "pirolitos" ... mais recentes...

Carlos André

vitor martinez disse...

Em Paço de Arcos, que me lembre, quando era puto, bebi alguns pirolitos, mas foi a aprender a nadar na praia nova!!!

e sabem quem me ensinou a nadar: nada mais nada menos que o famoso e enorme contador de estórias e grande jornalista Carlos Pinhão!!!

E esta, hem???!!!


Um abraço pra todos e pra todos uma Boa Páscoa!


Vitor Martinez

Fatima disse...

E viva o Pirolito!