29 de julho de 2010

O JAIME III


Por acharmos de todo o interesse e para que não fique confinado aos comentários, publicamos a seguir um link onde se pode ficar um pouco mais esclarecido com todo este caso que ocorreu no nosso CDPA.

O link é:

http://patinslover.blogspot.com/2010/07/jaime-santos-treinador-de-hoquei-em.html?spref=fb




Colaboração do Bardino Vitor Martinez.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Jaime Santos é um Treinador / Formador de Hóquei em Patins que realizou um trabalho notável e muito apreciado, com SUCESSOS NOMINAIS, desde 1990, a favor do SEU e NOSSO Clube de sempre. O Clube Desportivo de Paço de Arcos!
Tenho, pessoalmente e em conjunto com pelo menos mais dois directores desse tempo, uma quota parte de responsabilidade na admissão dele como treinador da iniciação à patinagem.
Nesse tempo, anos de 1990/91, ... contra alguns ventos e marés que existiam, internamente, nessa altura avançámos sem rodeios e sem medo!!! Alguns Associados do CDPA e até alguns colaboradores desses anos, lembram-se por certo, do ambiente difícil entre o que a Direcção pretendia no seu conjunto e o que era a voz do ... "banco azul"!! (... para quem não sabe ou não se recorda, era o banco que existia no Topo Nascente do Pavilhão).
Provou-se ao longo de todo este tempo que Havia Razão em Chamar e Acreditar no Jaime Santos! Era UM HOMEM da CASA. Nós, os três, CONHECIAMOS o Jaime!
Havia, nesse tempo, e foi-lhe apresentado um Projecto de Desenvolvimento e Formação do HP - CDPA com o qual se pretendia passar a "municiar" com a "prata da casa" a nossa Equipa de Competição mais representativa e que conseguia contratos de "sponsorização" que não eram de menosprezar. Por exemplo, lembremos o contrato com a Lisgráfica.
... muito mais haveria para historiar. Mas, não é este o momento!
Já chamei, recentemente, de "Laboratório do Hóquei em Patins do CDPA" ao "cantinho do Pavilhão" que, pelos vistos, o Jaime ... ocupava!
Entretanto, tenho ouvido versões diversas de Episódios também diversos, sobre a CRISE: CDPA - Jaime Santos!
Sem pretender, de forma alguma, ser Juíz nesta SUCESSÃO de MAL ENTENDIDOS, tenho uma CERTEZA ABSOLUTA:
- A Direcção, qualquer Direcção não pode, não deve ficar, NUNCA, colocada entre a "Espada ou a parede"! ... Nem refém, seja de quem fôr! Até mesmo do, Presidente da ... ou da Assembleia Geral!
Por mais significativa ou IMPRESCINDÍVEL que essa pessoa seja!
Naturalmente, considero que qualquer DIRECÇÃO eleita pelos Associados tem TODA a legitimidade para Gerir BEM o Clube. Se não o fizer, deverá ser penalizada socialmente, ..., pelo facto.
Se é verdade, que um colaborador do CDPA, no caso o Jaime Santos, coloca a questão (... por mais importante que qualquer questão possa ser) nos termos: - ou Vocês (directores) se demitem ou Eu (Jaime Santos) vou-me embora. A única resposta que poderá ouvir de qualquer Presidente da Direcção que esteja apoiado e suportado nos SEUS Directores é ... está "Demitido das suas funções a partir deste momento" ou "Aceito desde já, o SEU pedido de DEMISSÃO!
Quando uma ligação de tantos anos, frutuosa, útil, é rompida, a CULPA ... NUNCA está apenas numa das partes! PERDOEM-ME as PARTES, mas NÃO TOMO POSIÇÃO por nenhuma. Para mim, o CDPA está acima destas ... questões ... menores.
Continuo a ser Amigo do Jaime, como sou do Silveira, mas ...
"Nunca Vi apenas um BURRO a teimar" (sem qualquer ofensa ou correspondência, para além da fábula!)
Foi pena que numa situação já difícil para o CDPA, devido a uns últimos anos hilariantes onde o colocaram na bancarrota, nenhum dos ora protagonistas tenha colocado os superiores interesses do CLUBE acima de quaisquer outros por mais respeitáveis que fossem.
Costuma-se dizer: "casa onde não há pão, TODOS ralham, mas NINGUÉM TEM RAZÃO". Sinceramente, penso que é uma máxima aplicável neste CASO. Os Seccionistas têm um papel e desempenho preponderante no quotidiano do Clube mas, é aos Directores que foram sufragados democraticamente em eleições que compete a Gestão e a definição de TODA A POLÍTICA DESPORTIVA!

Não sei se estaremos ainda a tempo de EMENDAR este ERRO.

Na minha qualidade de VOSSO AMIGO e de BARDINO, COLOCO-ME À VOSSA DISPOSIÇÃO para encontrarmos um patamar de entendimento e resolução desta questão, a FAVOR DO CDPA.

Carlos André

Virgilio Correia disse...

Permitam-me os Bardinos fazer um comentário em jeito de resposta a Carlos André.
Fiz parte da Secção de formação do CDPA, sou um dos seccionistas demitidos e o meu nome é Virgílio Correia.
Jaime Santos foi durante 20 anos a figura emblemática da formação do Hóquei em Patins do Clube Desportivo de Paço de Arcos.
Ninguém tem dúvidas da sua total entrega e dedicação que lhe valeram a Medalha de Mérito.
É óbvio que nenhum Presidente de Direcção pode ceder ao tipo de chantagem referido.
Mas será verdade que Jaime Santos disse "... ou vocês ou eu..."?
Duvido muito, ou melhor, tenho a certeza que não disse!
Que me perdoe Carlos André (por quem tenho estima e sou amigo há muitos anos) mas, embora escreva "se é verdade que...", o que dá azo a diferentes interpretações, bastaria um telefonema para se esclarecer junto do Jaime e ter-se-ìa poupado a este parágrafo.
Na minha modesta interpretação, este parágrafo é a versão que se procura espalhar tentando que o ónus da culpa de tudo o que se passou seja de Jaime Santos (e de quem o acompanhou).
Acho estranho que não se procure saber o que realmente de tão grave se passou e que levou Jaime Santos a apresentar a demissão.
Claro que é aos Directores que cabe definir a politica desportiva do Clube, bem como a gestão dos recursos humanos.
E até têm toda a legitimidade para demitir seccionistas, mesmo sumariamente sem que a estes tenha sido dada qualquer hipótese de defesa, tendo sido colocados perante um facto consumado.
Tenho ideia que num Estado de direito, num regime democratico, qualquer processo de despedimento se inicia com um processo disciplinar em que o visado é ouvido e pode apresentar a sua defesa...
Quanto ao ainda haver alguma coisa a fazer e se ainda estaremos a tempo de emendar o erro, respondo com um provérbio, sem qualquer ofensa ou correspondência, para além da fábula: " Depois da batalha aparecem os valentes".

1 grande abraço ao Carlos André e aos Bardinos e boas férias (para os que não estão reformados...)

Virgílio Correia