19 de agosto de 2009

As Voltas da Vila 01


Conforme prometido cá estou eu novamente a dar conta de alguns pormenores da nossa vila que gostaria de ver melhorados, e que a proximidade das eleições autárquicas deixa esperanças de serem implementadas; não são obras de regime ou de grande fachada, mas actuações simples que vão de encontro aos anseios dos cidadãos.

Ainda sobre a circulação no centro, que eu gostaria de situar na entrada no jardim, não me parece grande solução a saída ser feita exclusivamente pela travessa Forte S. Pedro (mais a marginal), com entroncamento complicado na Cândido dos Reis, onde já se viram veículos de maior porte a braços com grandes problemas de mobilidade. Assim de repente, parece que o prolongamento da Costa Pinto no sentido nascente/poente até ao largo da praça, em vez de interromper junto à Tarantela, permitindo a entrada do tráfego via Olímpio/Apapol, deixando para a Cândido dos Reis sentido único pelo largo 5 de Outubro, com acesso ao jardim, ou pela travessa forte S.Pedro com acesso ao largo do cinema; claro que é uma simples sugestão, sem pretensões de solução ideal, daí a proposta de criação dum grupo de trabalho para estudo das melhores formas de pôr tudo isto a andar (a circulação envolvente da escola primária e do infantário do Núcleo de Instrução e Beneficência tambem me parece merecedor de especial atenção).

Se por qualquer razão esse grupo se vier a constituir e determinar mexidas no já supra mencionado largo do cinema, gostaria de ver no centro da praça levantar-se garboso um candeeiro ou algo que o recorde, como símbolo histórico de muitas e boas reuniões que atravessaram inúmeras juventudes. Dou como exemplo a espera ansiosa pela chegada do Frederico com o Diário Popular ao Domingo, para rapidamente o pessoal se dirigir ao primeiro andar da sede do PA para a conferência dos prognósticos, já com a certeza dos resultados finais da bola.


O Bardino Fernando Sampaio


3 comentários:

Fernando Reigosa disse...

O verdadeiro Paçoarquense não pode esperar melhor contribuição (como pontapé de saída) para a elevação da Vila ao lugar que ela merece.

Não só concordo em absoluto com as propostas/comentários do meu companheiro e amigo Fernando Sampaio como peço, encarecidamente, que a restante Bardinagem e outros amigos de Paço de Arcos, saiam da preguiça crónica e se dediquem, sériamente, á nobre causa de repôr Paço de Arcos no mapa do País.

Cá por mim estou disponível para qualquer iniciativa.

Provoquem-me. É um desafio sério.

Ana Oliveira disse...

Sou pelo candeeiro...porque sou pelos simbolos e tradições, mesmo que não sejam minhas.

Quanto às restantes propostas, contem comigo, quanto mais não seja para fazer...barulho...que de trânsito percebo pouco...ou não andasse eu a pé!!

vitor martinez disse...

Se precisarem de mais um pró Grupo de Trabalho, podem contar comigo!


O Bardino Vitor Martinez