24 de agosto de 2009

FIGURAS DA VILA 01

Vamos começar hoje neste espaço dedicado à nossa Vila, a publicação de algumas narrativas respeitantes a figuras que, de forma algo marcante, fizeram História nesta localidade.

E como estamos em tempo de Festas, dedicadas ao Mar e aos seus mareantes, nada melhor que começar esta rubrica pela figura de um Homem, com H grande, que ainda hoje é lembrado por todos os paçoarquenses: o Patrão Joaquim Lopes.

Esperamos que com este contributo, possam todos os frequentadores deste blog ficarem com uma ideia mais precisa da História que está por detrás de algumas das personagens mais interessantes e importantes da nossa Vila.

Esperamos também o contributo de todos, Bardinos ou não, para que as narrativas aqui expressas sejam os mais correctas nas suas verdades históricas, abrindo aqui um espaço para que essas narrativas aqui inseridas sejam comentadas e até rectificadas, quando a polémica tiver de se instalar por informações divergentes.

Dado que os textos e as fotos são recolhidos em diversas fontes, que sempre que possível serão identificadas, queremos deixar aqui, desde já, o nosso agradecimento a essas mesmas fontes.


O Bardino Vitor Martinez



1 comentário:

Rui Freitas disse...

Amigo Vítor, excelente iniciativa.
Pelo menos, falo por mim, que amando Paço de Arcos desde 1974 (aqui passei a minha lua-de-mel), desconheço certamente muitas das sua figuras históricas e ilustres.
Mas também há quem, sendo "de cá"; conheça ainda menos do que eu.
De qualquer modo, parabéns pela brilhante idéia!