20 de agosto de 2009

PALÁCIO DOS ARCOS

Foto: António Passaporte

Paço de Arcos – À volta do centro histórico e não só...

Volto novamente a este assunto, por estar a assistir impávido e quase sereno ao processo de alienação dum espaço cultural que devia ser de todos, para entrega a outros interesses que podem ser muito saudáveis mas que verdadeiramente não são do meu agrado. Folheando a mais recente edição do Oeiras Actual, transcrevo:

… bom exemplo disso mesmo, dessa transversalidade temporal que temos conseguido em termos identitários, é a recente inauguração das obras de reabilitação e ampliação do Palácio do Egipto na vila de Oeiras. Mais do que recuperar paredes (o que fizemos de facto), estamos empenhados em transformar este espaço num eixo central de uma zona criativa e informal, criando uma espécie de “bairro cultural“, onde cafés, música, bares, animações de rua, teatros e exposições, possam interagir entre si, e onde artistas emergentes possam experimentar e criar. Ressalvo que este projecto não é uma acção isolada, como é fácil perceber. Insere-se num mais vasto projecto de requalificação dos centros históricos do Concelho, no qual o património histórico de Oeiras se constituirá como mola impulsionadora do desenvolvimento local.

Continuando:

Assim, o novo Palácio do Egipto é, a exemplo do que sucedeu com o Palácio Anjos em Algés, com a Fábrica da Pólvora em Barcarena, os actuais trabalhos na Quinta Real de Caxias, ou com a aquisição do Palácio do Marquês, entre outros, um importante porta-voz desta nossa determinação política…

Mais ainda na Revista que celebra os 250 anos de existência do Concelho de Oeiras:

DINAMIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE OEIRAS

TRÊS MILHÕES E MEIO DE EUROS

INVESTIDOS NA REABILITAÇÃO DO PALÁCIO DO EGIPTO.

Em inglês:

BREATHING NEW LIFE INTO THE OLD TOWN OF OEIRAS

THREE AND A HALF MILLION

EUROS INVESTED IN THE

REHABILITATION OF THE PALÁCIO

DO EGIPTO (EGYPTIAN PALACE)

Sábias e doutas palavras que muito me envaidecem e alegram enquanto oeirense, mas que me fazem lembrar que também sou paçoarquense; onde estão os investimentos culturais em Paço de Arcos? Que vai ser do Palácio dos Arcos (nem uma linha sobre a existência deste valioso património da nossa vila)? A única coisa que posso constatar é que já está em curso o processo de degradação (é fácil, é barato, dá milhões). Depois é só dizer: como vêem não há outra solução senão alienar pelo melhor preço.


O Bardino Fernando Sampaio


3 comentários:

vitor martinez disse...

Como diz sabiamente o Bardino Sampaio: "É fácil, é barato E DÁ MILHÕES!!!.

Em Paço de Arcos parece que se preocupam muito com os milhões (aqueles que se podem receber), enquanto que nos outros lados preocupam-se de menos com os mesmos milhões (aqueles que se gastam)!!!

Mas o Bardino Sampaio já não deve estranhar: Paço de Arcos tem sido e continuará a ser o Patinho Feio do concelho de Oeiras, talvez por, e não desconsiderando as outras freguesias, a nossa vila ter características e condições de ambiente e históricas, que as outras freguesias não têm!!

Portanto, enquanto os outros espaços históricos vão sendo recuperados com a maior das facilidades, o Palácio dos Arcos com muita dificuldade e com muita conta feita, é capaz de, antes de cair de velho, ainda virar um hotel de referência, como agora de diz, localizado na "VILA MAIS CHARMOSA DE PORTUGAL", como ALGUÉM já lhe chamou!!!

Vitor Martinez

Ana Oliveira disse...

Um Hotel de "Charme" quiçá!!!!
Bem localizado, perto do mar e de fácil acesso, com bons restaurantes à volta...

Brinco!!!

Bom mesmo é este blog começar a mexer a sério.
Boa!

Um abraço

Ana

Anónimo disse...

Amigos e Companheiros de Bardinagem,

Muitos dos Bardinos, apesar das férias, estão bem activos na produção de artigos e/ou atentos no acompanhamento das questões mais importantes que se vão destacando, por decisivas e por serem potenciais temas quentes, ... a aguardar Soluções e/ou Propostas, pelas Candidaturas assumidas para as próximas Eleições Autárquicas.

A verve escorreita, o estudo atento e detalhado dos importantes temas que estão sendo aqui apresentados, através deste blogue isento partidariamente, (apesar mesmo de contar com personalidades simpatizantes dos diversos quadrantes políticos) indica que Paço de Arcos continua e está acima de TUDO e de TODOS!

PA está claramente acima da "politicazinha dos interesses/negócios" e pretende vir a RECLAMAR e FAZER VERIFICAR das condições de Igualdade entre Povoações Vizinhas e, em certos casos, idênticas no seu HISTORIAL.

O Tratamento Político sobre os interesses da VILA e FREGUESIA de PAÇO de ARCOS é que tem sistematicamente sido ... MUITO DIFERENTE!!!????

O desenvolvimento salutar de qualquer CONDOMÍNIO = FREGUESIA [em Paço de Arcos, somos todos Vizinhos e para quem ... JÁ ESQUECEU, ... sempre foi (... e será) uma VILA BAIRRISTA. Estejam certos ... "O BAIRRISMO DE PA", apesar de adormecido nos últimos anos, CONTINUA VIVO porque em PA continuamos a contar com pessoas que se identificam com este NOBRE VALOR e têm MEMÓRIA] é determinante para as Gerações Vindouras.

O Ambiente saudável, mesmo PERFUMADO; a Pacatez e a Qualidade de Vida que gostaríamos de retomar, através do usufruto dos espaços de Lazer, Jardins, Vistas, Costumes e Praias; a preservação dos NOSSOS VALORES HISTÓRICOS IDENTITÁRIOS, enquanto COMUNIDADE; a História Sócio-Cultural-Desportiva (... alguém me sabe dizer como e onde posso VISITAR, amanhã, O CENTRO CULTURAL JOSÉ DE CASTRO, ou ... ONDE POSSO VISITAR O MUSEU DO HÓQUEI EM PATINS, ou ... onde posso recolher Elementos ETNOGRÁFICOS de Ilustres Personagens Históricas desta TERRA, por exemplo, sobre o PATRÃO LOPES, ... sobre JOAQUIM MATIAS, JESUS CORREIA, CORREIA DOS SANTOS, EMÍDIO PINTO (PAI e FILHO), ... CONDE DE ARROCHELA ...) são METAS, em que nos devemos, novamente, empenhar.

Nos últimos 30 anos, os PAÇODARCENSES (prefiro, pessoalmente, em relação ao Paçodarquenses) foram sendo sistematicamente ... enganados, debilitados, enfraquecidos, esquecidos, desprezados até ... pois, os VOTOS estiveram sempre ... contados e garantidos. TUDO, SEMPRE em nome do ... PROGRESSO!!!!

Pelo artigo que o Nosso Grande Amigo Bardino Fernando Sampaio aqui deixou escrito e transcrito, comentado e comparado, ... quando o encontrar, tenho de lhe dar UM FORTE ABRAÇO.

A minha SOLIDARIEDADE para com este CONTERRÂNEO é ABSOLUTAMENTE TOTAL.

Aos Amigos de Paço de Arcos, recomendo que RECOMECEM NOVAMENTE A HABITUAR-SE ao NOSSO BAIRRISMO!!!

VAMOS, NOVAMENTE, TER A FORÇA e a RAZÃO dos NOSSOS INTERESSES COLECTIVOS, do nosso lado.

Assin: Carlos André
(Recém Bardino e Natural de Paço de Arcos)