20 de agosto de 2009

A PENSÃO MOREIRA


Quem não se lembra da saudosa pensão Moreira? Quantos de nós nos idos anos de cinquenta do século passado iniciámos a nossa internacionalização com alegres grupos de espanholas que demandavam as nossas paragens com a convicção de estavam a visitar o melhor sítio do mundo?

Por onde ficou a selecção dos moçambicanos para a preparação da conquista de mais um campeonato do mundo de hockey em patins (facto já referido nos nossos apontamentos)?

E que dizer do Ravella , que integrava um grupo mundial de luta livre, e tinha por hábito numa simples refeição varrer meia dúzia de frangos ou duas centenas de sardinhas assadas, junto à bomba do Abílio, nas instalações do armazém de vinhos?



Pois, da pensão Moreira pode dizer-se que deixou saudades, mas o que verdadeiramente se lamenta é que Paço de Arcos não tenha no seu centro uma simples residencial que estimule a visita e pernoita de forasteiros atraídos pelas nossa belezas (e são bastantes); a rua Costa Pinto, no imóvel agora pertença da câmara situado ao lado da farmácia, ou no espectacular edifício onde funcionou o centro da Mocidade Portuguesa (versus Dany/prof Coelho) seria uma boa resposta a essa necessidade.


O Bardino Fernando Sampaio

3 comentários:

vitor martinez disse...

Se não se faz um hotel de luxo no Palácio dos Arcos que dá MUITA DINHEIRO, como é que queres que se faça uma residencialzinha que não dá nem pró café???!!!

Nem o projecto da Rua Costa Pinto, que já tem barbas, avança, quanto mais o resto!!!!

Mas o que vale, ó Bardino Sampaio, é que para SONHAR, por enquanto, ainda não se paga nada!!!

O Bardino Vitor Martinez

Anónimo disse...

Os dois Bardinos (o que publica e o que comenta) têm, ambos, parcialmente razão, na minha análise.

Vejamos, porquê:
-- Se bem se recordam, foi publicado numa ou em duas edições (neste momento não posso precisar os seus nº, mas poderei amanhã,... dizer quais) da Revista "Oeiras Actual" um PROJECTO de RECONVERSÃO da RUA COSTA PINTO, com ... desenhos; memória descritiva; cores determinadas e aprovadas em Reunião de CMO para as fachadas dos diversos edifícios existentes; retirada das antenas de televisão dos telhados mais protocolo assinado com a "TVCABO", usos e destinos dos edifícios, ... tudo! Até, em determinado momento, começaram e nunca ACABARAM o embutimento das CABLAGENS da EDP e PT nas paredes dos EDIFÍCIOS!

Com certeza, também estarão recordados que aquando das obras de repavimentação e reperfilagem desta mesma rua (durou ... imenso tempo), da intenção de se promoverem (CMO e JFPA), logo que concluídas as obras, actividades lúdico/culturais que atraíssem ao COMÉRCIO LOCAL, quer os Habitantes quer os Visitantes...(até se realizaram sessões de esclarecimento na JFPA, sobre este assunto, após controvérsia e agitação por parte dos ... Comerciantes do CENTRO HISTÓRICO versus ... início da actividade do OEIRAS PARQUE) para serem atraídos e motivados a adquirirem os seus produtos de necessidade no COMÉRCIO LOCAL!!!!

Pretendia-se e era saudada por todos, a DINAMIZAÇÃO e REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE PAÇO DE ARCOS, à semelhança do que já se fez em outras freguesias deste País, com Centros Históricos!!!

No entanto, passados alguns anos, estes últimos anos, o que ficou deste projecto???

-- Os parques de estacionamento tarifados, sem alternativa significativa e próxima, gratuita; A utilização de parte dos terrenos do Jardim do Palácio dos Arcos para ... estacionamento gratuito de uma dúzia de viaturas e consequente perda da correspondente área de espaço verde (que existia antes); A alteração, para pior (no sentido da, ... fluidez) nos sentidos do trânsito; afastamento das pessoas do Centro Histórico (só procuram a ... restauração e as farmácias); O definhamento de toda uma "Vida Própria" que existiu e enfim, ... do Centro Histórico resta, hoje, as ... placas de sinalética a indicar aos Visitantes, uma ILUSÃO! Todos os outros C.H. têm algum atractivo. PA não tem nada de nada que assinale este "Estatuto ... Municipalizado ..."!!

Logo, os visitantes de Menores Recursos Financeiros, ... das duas uma, ou dormem na praia e vão tomar banho à doca!; Ou ... ficam no Hotel da Giribita e pagam o "couro e o cabelo"(...não esquecer que dormem com ... vista para o Rio)!
A Terceira Hipótese é: NÃO VIREM A PAÇO DE ARCOS, para ... FICAR E DORMIR!

A ... NÃO HIPÓTESE é poderem vir a dormir no HOTEL DE CHARME (que alguns, querem vir a construir no Palácio dos Arcos). Desde logo porque não têm local para deixar as viaturas RR, Bentley, ...

Quanto aos ... "empregos" que se podem gerar, para os LOCAIS, com a "DINÂMICA do CENTRO HISTÓRICO" = ZERO!!!

Assim, termino como comecei, têm os dois, na minha visão e análise, ... uma ... parte da ... Vossa RAZÃO!!!

Assin: Carlos André

Catherine Carvalho disse...

Concordo com o artigo. É lamentável não haver pensões nesta zona ainda para mais com um estúdio de televisão perto. Eu quero ir aos estudios Valentim de Carvalho e tenho que ficar ainda um pouco fora porque não há alojamento mais barato. Há o Ibis mas gasto dinheiro em taxis na mesma, pra isso terei que ir para a pousada de juventude.