24 de outubro de 2009

FIGURAS DA VILA 12


Vamos hoje dar continuidade à colecção de textos e imagens referentes às figuras que, de algum modo, se distinguiram na vida e na história da nossa vila.

E nada melhor para dar continuidade a esta rubrica, que dar-mos aqui conhecimento da figura de José de Castro, a actor de teatro e cinema, que se distinguiu no panorama nacional nas artes da representação.

Queremos desde já deixar aqui o nosso reconhecimento a um autor e escritor de reconhecidos méritos, que aqui há uns anos publicou um livro intitulado "José de Castro-Fotobiografia", e que é a única publicação do género que temos conhecimento, sobre o actor.

Trata-se de Fernando Dacosta, também emérito jornalista e que publicou aquilo que podemos considerar a biografia autorizada de José de Castro. Foi com base nesta publicação e na ausência quase total de mais informação disponível por outras fontes, que tomámos a liberdade de redigir os nossos textos e aproveitar algumas fotos.

No entanto, e dado o interesse que este livro pode despertar a quem por aqui nos lê, queremos deixar aqui todas as referência possíveis para a futura aquisição do mesmo.

Podemos desde já adiantar que o referido livro não é fácil de encontrar, (só o conseguimos adquirir na Livraria Bulhosa, que parece que é a única que o possui), mas se alguns dos nossos leitores estiver interessado em o adquirir, pode aqui neste blog deixar essa intenção e nós faremos as diligências necessárias para tentar a aquisição da publicação.

Aqui ficam os dados técnicos do livro:

Título - José de Castro - FOTOBIOGRAFIA

Autor - Fernando Dacosta

Editora - Mensagem

Edição - Março 2005



Queremos deixar aqui, mais uma vez, o nosso agradecimento ao autor pelo "abuso" que tomámos para dar a conhecer alguns pormenores da vida de José de Castro, uma figura do teatro português e que tão mal conhecido é por todos nós.

Os Bardinos e a vila de Paço de Arcos agradecem reconhecidamente!



Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

E sou eu o primeiro a vir debitar?
Qué passa? Como diria o meu amigo Manolo 'Queimadas'.
O 'Zé' de Castro, repito, é só o maior artista dramático/comediante de todos os tempos, á distância, e não aceito reptos.
Saudades das suas diatribes, da amizade explosiva, do companheirismo único, e sei lá mais do quê. Talvez da sua presença; já me bastava.