9 de setembro de 2009

AS FESTAS 03


ACABARAM AS FESTAS DE 2009. VIVAM AS FESTAS DE 2010!!!

É verdade! Normalmente tudo tem um fim e as Festas da nossa vila não fugiram a esse destino. Acabaram no Domingo passado onze minutos depois da meia-noite, após um espectáculo de fogo de artifício, que, como é hábito, as encerrou!

Só que não era hábito, pelo menos desde que me conheço e me lembre, haver um fogo de artifício tão pífio, pois a tradição manda que o fogo seja o ponto alto das Festas e este ano, pelo menos na minha modesta opinião, não o foi. Começou muito tímido, tornou-se algo repetitivo e muito modesto, falhou nalguns momentos com algumas pausas demasiado prolongadas e só teve, verdade seja dita, um final com algum espectáculo, embora algo breve.

Os fogos de que me lembro, e recordando o do ano passado que foi espectacular, o fogo começava normalmente com uma entrada com algum espectáculo, depois abrandava um pouco, tinha a meio novamente um fogo mais espectacular e após um período mais pausado vinha o final em clímax, com todo aquele fogo a cair sobre nós, num espectáculo grandioso de luzes, cores e som!!! Este ano não foi bem assim e foi pena!!! Aliás as palmas no final reflectiram um pouco isso, pois foram muito breves e pouco convencidas.

Estará Oeiras a temer que o fogo de artifício nas Festas do Concelho fique a perder para Paço de Arcos??!! Não quero pensar que assim seja, pois só teremos todos a ganhar se eles forem os dois bons e espectaculares!!!

Quanto às Festas propriamente ditas foram como se esperavam, nem melhores nem piores e para quem teve de passar uma semana inteira no recinto da feira o que custou mais a aguentar foi o vento, que não deu tréguas praticamente durante esse período de tempo.

À laia de balanço deixamos aqui dois ou três apontamentos que achámos que poderiam melhorar, no sentido de, por sua vez, melhorar também o nível geral das Festas:

1 - Os espectáculos no palco do ringue foram muito fraquinhos, excepção feita aos espectáculos dos Corvos e do Marco Quelhas, com a consequente baixa de público no recinto da feira, com as consequentes queixas dos feirantes. Ainda por cima os dias de melhor qualidade ocorreram ao fim de semana, dias já de si propícios a que haja mais gente. Deveria ser uma das facetas a ter em conta, (eu sei, eu sei, os euros contam muito, mas às vezes é uma questão de estratégia), e não querendo ter artistas de ponta todos os dias, aqueles de cartazes mais fortes além dos fins de semana também poderiam ser colocados em dias da semana mais "mortos", de modo a chamar mais público ao recinto da feira, com as vantagens para todos que daí viriam.

2 - Em conversa com várias pessoas já referi mais de uma vez a problemática circulação de trânsito que se faz à volta do recinto da feira!! Para quando fechar, a partir de determinada hora (19.00/20.00 horas) até às 24.00 horas, o acesso à Rua Cândido dos Reis, Praça 5 de Outubro, Av. Marquês de Pombal e Travessa do Forte de S. Pedro, limitando o acesso neste período de tempo aos moradores e aos feirantes. É que a malta anda ali às voltas, às voltas, à procura de um lugar para estacionar e claro que não encontra, atrapalhando o trânsito de maneira caótica e pondo em risco os próprios peões que se dirigem ou circulam na feira.

3 - Já agora uma pergunta: porque é que durante todo o período das Festas, um dos considerados "ex-libris" da nossa vila, o Geiser, esteve sempre de luz apagada??!! Responda quem souber que a quem eu perguntei ninguém me soube responder, inclusive o próprio Presidente da Junta de Freguesia!!! É uma pena estes pormenores falharem!!!

4 - Propôs o Presidente da CMO, dr. Isaltino Morais, no seu discurso de encerramento das Festas, que para o ano a Festas se prolonguem até à Rua Costa Pinto, envolvendo assim também a nossa via principal nos festejos, com as consequências que daí advêm para o comércio e para as pessoas. Animação de rua e outras actividades poderão levar as Festas também a um local tão emblemático de Paço de Arcos como é a Rua Costa Pinto. Agora é preciso que as pessoas e principalmente o comércio da zona colaborem mais um bocadinho que, como se pode ver pela folha de Donativos que vinha incluída no Programa das Festas, a sua contribuição é praticamente residual e se querem ter proveitos também terão de "colaborar" mais um qualquer coisa!!!

E por aqui me fico, que a prosa já vai longa!!!

Que as próximas Festas do Senhor Jesus dos Navegantes sejam ainda melhor que as deste ano é o que desejo sinceramente, como paço-arcuense que me prezo e que para o ano lá estejamos a festejar todos com muita alegria e animação!!!


Colaboração do Bardino Vitor Martinez



4 comentários:

Fernando Reigosa disse...

Amigo e Companheiro Bardino, não poderia estar mais de acordo com a tua 'prosa'.

Em particular no que se refere ao fogo de artifício, eu diria mesmo que foi uma autêntica miséria, se compararmos com o de Oeiras. Mas eu ainda desenvolvo mais; tive a fortuna de ter estado em Macau uns anos, onde havia um concurso anual de fogo de artifício dos mais diversos países, que eram de facto qualquer coisa de extraordinário, difícil de imaginar. Acontece que Portugal era justamente dos Países mais bem representados, só ficando a perder no espectácula justamente com a China, onde estas coisas são de primeira importância.

Então porquê esta pobreza? que até quem não teve a oportunidade de ver os verdadeiros espectáculos percebe? Posso pensar em algumas respostas, mas prefiro reservá-las paramim, para já.

Quanto ao resto 'assino por baixo'. Mais, atrevi-me muito raramente, a circular no antro das festas. Não foi uma boa experiência, de ano para ano as coisas pioram por haver mais gente e mais 'barracas'. O que se consegue sempre é uma boa dose de encontrões e pisadelas, com pouca compartida no gazo ou divertimento.

Quanto ao trânsito, nem sei o que diga. Moro na Rua Candido dos Reis, e, por conseguinte estou no topo dos prejuizos nessa matéria. Mas não se percebe porque não é vedado o acesso ás zonas envolventes. Coisas!!!!!!!!!!!!!

Fernando Reigosa disse...

Pois na verdade este ano foi desinteressante.

Quando perguntas se Oeiras teme perder em competição com Paço de Arcos, apetece-me questionar se será preferível (vantajoso) termos um Presidente de Junta manifesto apoiante e amigo do 'patrão' Isaltino, ou um chato tipo Serra?

Quem conseguir perceber realmente esta questão, que me ilumine. Gosto de aprender.

Anónimo disse...

Amigos Bardinos,

Aqui estou eu, agora mais regularmente e depois das férias, a tentar "abardinar" a discussão! Festa é Festa!!

Estou solidário e concordante com as opiniões aqui expressas do Vitor e do Fernando.

No entanto, não posso deixar de acrescentar e continuar a chamar a atenção para mais alguns aspectos que me parecem desajustados (já o tinha feito quando era membro da Assembleia de Freguesia de Paço de Arcos). Não podendo, por isso, ser entendido, agora, como crítico da actual Comissão de Festas:

1. - Continua a pouca ou nenhuma segurança para a "mole humana", dentro do recinto de patinagem, (onde se situa actualmente o palco) caso haja alguma anomalia/ocorrência grave.
O portão é demasiado estreito, afunilado e deficientemente iluminado. As SAÍDAS de EMERGÊNCIA ... estão regulamentadas para locais de espectáculos públicos.

2. - Os ESPECTÁCULOS de palco principal, sejam eles MUITO BONS, BONS ou MAUS ficam sempre prejudicados pela "concorrência desleal" da vendedora de cobertores e ... "alguma banha da cobra"! O lugar desta viatura/stand NÃO PODE ser aquele ou então, NÃO PODE funcionar enquanto houver espectáculos! A obrigatoriedade de redução no volume da aparelhagem do stand, está provado, não resolve este problema.

3. - A QUALIDADE dos espectáculos e dos artistas angariados que compõem o PROGRAMA das FESTAS, é função das verbas disponíveis na Comissão de Festas. É um facto!! Irredutível.
Continuo a não entender um aspecto, para mim, determinante.
A RECEITA!!!
É a "receita" recolhida e obtida com os alugueres de terrados, publicidade, subsídios da Câmara Municipal de Oeiras e da própria Junta de Freguesia de Paço de Arcos que permite ter um ORÇAMENTO para possibilitar pensar em ... fazer FESTA.
Atrair PESSOAS. Habitantes ou Forasteiros.
Só com MOVIMENTO há o cumprimento integral do objectivo anual com que se iniciou e se têm perpetuado, no tempo, as Centenárias Festas do Senhor Jesus dos Navegantes.
POSSIBILITAR CONVÍVIO E DIVERSÃO, em 1º lugar, aos nossos Amigos e Vizinhos de Paço de Arcos! Muitos deles, sem possibilidade económica para se deslocarem a outras manifestações culturais e lúdicas noutros locais, ... mais a mais quando os programas culturais criados regularmente pela CMO, NUNCA PREVÊM E/OU CONTEMPLAM A FREGUESIA DE ... PAÇO DE ARCOS!

Uma NOTA lateral, para sublinhar pela NEGATIVA, o facto INÉDITO de ter sido tornado público (sem ser na ASSEMBLEIA DE FREGUESIA, com Relatório e Contas) e distribuído com o programa de festas, o mapa das verbas angariadas no ... COMÉRCIO LOCAL!!!
Não percebo!!! Não queria acreditar no que estava a ver!!
Pretenderam, com esta atitude, "virar" Comerciantes contra Comerciantes? ... Dizer que uns davam X e os outros Y? Então, e os que não deram nada? LAMENTÁVEL!!!
A COMISSÃO DE FESTAS DEVERIA TER PREVIAMENTE estabelecido um montante que garantiria ... a publicidade da Empresa/Estabelecimento no PROGRAMA das FESTAS.
Assim, como foi feito, é que ... não devem repetir.

4. - Uma palavra de apreço para com os Expositores que pagam generosamente o terreno ocupado no recinto.
Sem ELES, não haveria AMBIENTE de FESTA!!!
Logo, cumpre à Comissão de Festas, através do Programa Cultural elaborado, ajudar a que não fiquem "prejudicados no seu negócio". Como???
Criando diariamente atractivos/espectáculos interessantes que atraiam os VISITANTES para o recinto. Sempre em crescendo até à ... APOTEOSE FINAL com o Fogo Artifício/ Espectáculo Piromusical.
Sabemos todos da existência de crise financeira! Este ano, provavelmente, era muito difícil obter um orçamento razoável para as festas. Não teria sido mais prudente aumentar o tempo e a qualidade de lançamento de fogo em detrimento do som??? Será que a Empresa fornecedora de fogo não teve capacidade de fazer outro espectáculo, mais atraente?

Vai demasiado longo o meu comentário.
... Mas, não sei ser "curto" quando se trata de ... PAÇO DE ARCOS, suas GENTES e TRADIÇÕES.

Recebam um forte abraço do
Carlos André

Fernando Reigosa disse...

É assim a vida!!!

Uns sabem expressar-se correctamente e quanto baste para fazerem 'passar a mensagem', outros (simpáticamente) são insuficientes.

É este o meu caso.

Revejo-me por completo nas palavras do anónimo e companheiro Carlos André, mas nunca teria a verve necessária para expor tão claramente o que me ia na alma, talvez falta de treino da coisa pública, mais certamente pela tal insuficiência.

Haveria, ao que parece, que modificar as coisas para o próximo ano, sendo possível.

Descontadas todas as 'vantagens', estas festas foram de má imagem para Paço de Arcos (com as excepções regulares), é a minha opinião; e poderiam ter tido um carácter bem diferente.

Não tenho receitas para dar, mas lembro-me de anos recuados em que, simplóriamente, se atraíam forasteiros a estas bandas (durante duas semanas), com muito menos dinheiro e apoios.

Não se contratavam grupos musicais, nem gente bem cotada no mercado do espectáculo. Apenas se utilizavam boas vontades e muita imaginação. Mas destas coisas haverá nesta terra quem saiba e recorde muito mais do que eu.

Ouçam-nos.

As propostas do Carlos André são importantes. As propostas do Presidente da C.M.O. no discurso de encerramento são curiais. A questão estará em 'agarrá-las' e mobilizar vontades e, por favor, imaginações. Quer queiram quer não, não é o dinheiro que resolve todas as coisas.

Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Paço de Arcos (ou quem dele esteja próximo), se este blog alguma vez chegar ao seu conhecimento, leia-nos com atenção, este Grupo quer ajudar Paço de Arcos, e, garanto-lhe, tem 'craneos' competentes, que não é o meu caso.