11 de setembro de 2009

O POSTO MÉDICO


Voltou a funcionar dentro do seu horário normal e com o serviço adequado às necessidades da população da nossa vila!

Esperemos que seja para continuar e melhorar sempre que possível!!

M
as também já me apercebi que as coisas podem a vir a complicar-se.

Esperemos que não!!!


Colaboração do Bardino Vitor Martinez



2 comentários:

Anónimo disse...

Amigos Bardinos em especial e Associados / Vizinhos em geral:

Na minha dupla qualidade (Bardino e Presidente da Direcção da Nossa Centenária Instituição) tenho deixado correr o tempo sobre a colocação desta última Nota (...4 dias passaram), neste nosso Blogue, para verificar se haveria novas ... reclamações/lamentos.

... Responderia, a todos, por conjunto!

Não existindo, aqui estou a dar a "cara" enquanto responsável por uma Instituição CREDÍVEL, RESPONSÁVEL e que ... FOI, É e CONTINUARÁ a ser a NOSSA (COLECTIVA) PRIMEIRA LEMBRANÇA / REFERÊNCIA, em caso de ... EMERGÊNCIA.
É nisto que trabalhamos todos os dias.
Tentamos melhorar sempre o nosso apoio a quem de nós, BOMBEIROS, necessita.

Desde logo, porque já tinham sido colocadas duas notícias, antes, às quais escrevi comentários para publicação mas, infelizmente, não foram publicadas por ... dificuldades logísticas do meu equipamento informático - ao cabo de alimentação do PC, deu-lhe o "abafa". Quiçá calor de verão ou ... onde terá andado ... no Verão passado...? - que impossibilitou a publicação, em tempo útil, das notas possíveis de referir, ao tempo, sobre o ... caricato ou ..., talvez não, da situação.

O encerramento, no mês de Agosto, do Posto Médico, foi uma decisão natural, consciente e assumida pela Direcção da AHBVPA. Necessária, mesmo, devido a eventuais dificuldades no atendimento / recepção aos associados / utentes necessitados dos nossos serviços.

Pretendemos, acima de tudo, QUALIDADE na actuação dos Nossos Serviços.

Vejamos, das razões/motivos:

1. - O "pessoal fixo" do posto médico é constituído pela Administrativa / Recepcionista e pelo(s) Enfermeiro(s);
2. - Em virtude da situação de reforma do único Enfermeiro que connosco colaborava actualmente, após a exoneração da Enfermeira contratada em Março/Abril, foi necessário proceder ao recrutamento de um novo elemento qualificado que nos apoiasse nas tarefas de enfermagem;
3. - A obrigatoriedade legal de proporcionar férias ao pessoal;
4. - A "pulverização" de períodos de gozo de férias do Nosso Corpo Clínico.

São apenas e por defeito, os pontos mais significativos.

Acresce ainda, a consciência de sabermos da existência de uma nova realidade na nossa Freguesia, em termos de prestação de cuidados médicos: O Centro de Saúde de Paço de Arcos - Extensão de Oeiras - unidade moderna, equipada convenientemente e que está disponível para prestação de cuidados primários de saúde.
As eventuais emergências ficaram ainda e como sempre, salvaguardadas pelo funcionamento ininterrupto, 24H sobre 24H (365 dias e seis horas, no ano), da NOSSA CENTRAL de COMUNICAÇÕES (sediada no Quartel Operacional), cujos Operadores tinham conhecimento dos procedimentos de encaminhamento e actuação perante Urgências / Emergências destinadas ao nosso Posto Médico.

Pretendo ainda, a finalizar esta nota, dar conhecimento da imensa dificuldade que estamos a sentir e a verificar, de alguns anos até aos dias de hoje, na rentabilidade financeira deste Serviço que prestamos aos nossos Bombeiros e Associados.
- Os Lucros, há muito tempo que NÃO se VERIFICAM.
- As Exigências, a cada dia (e bem!), AUMENTAM.
- As instalações necessitam de uma intervenção, para melhorar significativamente a QUALIDADE do ATENDIMENTO e SERVIÇO prestado.
- A AMPLIAÇÃO DO POSTO MÉDICO é um objectivo inadiável!!!
- A EXCELÊNCIA DO NOSSO CORPO CLÍNICO é a maior garantia de SUCESSO.
- As ESTATÍSTICAS de UTENTES, por ano, são MUITO SIGNIFICATIVAS e NADA ... DESPREZÁVEIS!

Termino, esperando ter sido claro na informação, SOLICITANDO o APOIO DA POPULAÇÃO DAS FREGUESIAS DE PAÇO DE ARCOS E CAXIAS (área da nossa actuação) QUE NOS PERMITA REALIZAR AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO ACTUAL POSTO MÉDICO.
ESPAÇO e VONTADE, não nos falta!
DINHEIRO, não há!!!
VOLUNTARISMO e VOLUNTARIADO temos, mas ... PRECISAMOS DE MUITO MAIS ...!!!

O meu agradecimento

Carlos André

Fernando Reigosa disse...

Amigo e Senhor Companheiro Carlos André:

Antes de mais o meu 'Basto grato a Vossência' pela explicação óbvia e completamente razoável.

Quem já desempenhou lugares de responsabilidade (e não só), reconhece toda a justiça nos argumentos aduzidos. E não pode haver lugar para dúvidas.

Como também sabemos que as nossas 'diatribes' só podem ser encaradas como tal. Porque nos assiste o dever, mais que o direito, de 'reclamar' daquilo que podemos (obrigatóriamente) ambicionar para nós e para os nossos comterrâneos, amigos, familiares e quejandos.

Carlos André, um grande abraço de amizade. Tivéssemos nós meia dúzia de gente tão coerenre como tu, e eu dormiria completamente descansado. É que tenho filhos e netos.

Osculo-te respeitosamente (e esta, hem?).