21 de setembro de 2009

SURF EM PAÇO DE ARCOS


Em primeiro lugar quero esclarecer que não percebo, rigorosamente nada do assunto.

Por simples curiosidade, até porque parece ser uma actividade desportiva em explosão, com inúmeros novos adeptos, detive-me a ler coisas várias sobre o assunto.

Gente nova, por definição (que me desculpem os menos novos), "explicou-me" alguns fundamentos, até então um completo mistério para mim, por exemplo, como raio conseguiam atribuir pontuações classificativas objectivas.

Depois de me deter em uns quantos escritos, opiniões, pareceres (mais ou menos doutos), resolvi procurar ilustrações que completassem a minha aprendizagem. Busca incessante, que (quase) não me deu novas pistas nem visão mais clarividente.

Mas uma coisa me tirou da "obscuridade" em que me senti afundar. Tão entusiasmado fiquei que nem me ocorreu ao "bestunto" apontar sítio, nomes ou outros indicadores. É que alguém, supostamente muito competente, um verdadeiro "Expert" na matéria (aparentemente; pelo menos será um campeão), escreveu e ilustrou em local da especialidade e para especialistas, que em Paço de Arcos se podiam encontrar algumas das ondas mais bem "construídas" jamais avistadas. Daquelas que permitem abordagem técnica competente e apreciação classificativa facilitada.

Pensando ter encontrado outra "benfeitoria" de vulto para Paço de Arcos, preparei esta "mostra" para aqueles que resolvam aceder ao nosso Blog.

Tenho esperança que alguém entendido neste desporto possa comentar este meu arrazoado.

Depois de o "tio" Isaltino nos ter classificado como a "Vila mais charmosa do País", e de termos sido classificados em prospecto da Junta de Freguesia de Paço de Arcos como a "Vila mais perfumada do País", só nos resta sermos a "Vila mais bem ondulada do planeta".

Nas fotos que se vêm a seguir, todas as ondas têm designações técnicas específicas diferenciadas (que eu não me atrevi a reproduzir), mas que implicam abordagens e desempenhos bem diferentes e catalogados; acreditem se quiserem; eu já acredito.










Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.


3 comentários:

Ana Oliveira disse...

"Charmosa", "Perfumada" e "Ondulada"


Lindo slogan para a nossa Vila...belíssima ideia!

As fotos são bonitas... são ondas da nossa praia?

Ana

vitor martinez disse...

As ondas podem não parecer mas são mesmo da nossa praia!!!

vitor martinez

Fernando Reigosa disse...

Ana,

Confirmo a resposta do Vitor.

Estas fotos são tiradas em Paço de Arcos, para demonstrar o 'desenho' da onda ideal para os mais diversos 'exercícios'.