12 de janeiro de 2010

MISTÉRIOS DE LISBOA

Paço de Arcos (definitivamente)
está na moda

Os simpáticos epítetos que têm dado á nossa Vila, ‘mais charmosa’, mais perfumada’, etc., de pouco nos servem por serem proferidas por gente com séria responsabilidade na sua administração, e com tal verborreia, muito atraente aos nossos ouvidos, é certo, mas que tem todo a ar de ‘engana tolo’, vão protelando aquilo que esta (muito paciente) gente Paço-arquense, anseia e espera há demasiados anos, nos mais diversos quadrantes, com particular evidência para a recuperação do centro histórico, que em qualquer país desta Europa já teria, há muito, sido objecto de intervenção enérgica.


Vem isto a propósito de algo que uns quantos poderão estar a deixar escapar, natural, mas que tem um significado, em nosso entender, bem revelador de que esta é uma terra apetecível pela sua mística simpatia, pela sua beleza natural, e até pelo comportamento das suas gentes (em particular quem vive, visita, e de algum modo frequenta o dito centro histórico).



Referimo-nos ao ‘assédio’ (no bom sentido) que Paço de Arcos tem vindo a sofrer de há uns (poucos) anos a esta parte, por parte de quem faz filmagens, de qualquer que seja o género, e precisa de enquadramentos interessantes, espaço condizente, e apoios locais convenientes, sem exagerar custos.



Paço de Arcos oferece tudo isso, e, eventualmente, outras condições, com vantagem sobre, praticamente todas as outras opções. É assim que vamos tendo ao longo dos últimos dois anos (ou mais), um quase sem número de episódios de telenovelas (o mais vulgarizado), anúncios, pequenos “sketches” para todo o tipo de programas, reportagens de diversa índole, etc.

Ainda recentemente a velha sede do Clube Desportivo de Paço de Arcos foi ‘ocupada’ por diversos dias ou mesmo semanas, por filmagens de uma qualquer produção.



Como muitos dos visitantes deste Blog se terão apercebido, se frequentam o centro histórico, há vários meses que uma pesada maquinaria de apoio a filmagens complexas, tem estado, diariamente, estacionada junto ao Palácio dos Arcos. Obviamente que, até pela habituação, ter-nos-emos apercebido que longas filmagens estariam a decorrer nas premissas do Palácio. O que ainda não era claro era o quê, quem e porquê.



Amigos, Os Bardinos, gente que já demonstrou a dedicação á causa Paço-arquense, conseguiu identificar o que está em curso ali. Trata-se de um filme de época (finais do século XIX), longa-metragem (acima de três horas), mais três a quatro episódios para série televisiva, com produção (dispendiosa) de Paulo Branco, direcção de Raul Ruiz, intitulados ‘Mistérios de Lisboa’, sobre livro do mesmo título de Camilo Castelo Branco.

Estejam atentos, porque não será só o Palácio dos Arcos aparecerá, tanto quanto julgamos saber.






Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.


Sem comentários: