21 de janeiro de 2010

MONOGRAFIA DE PAÇO DE ARCOS (Apontamentos) 09


_______________________



Associações de Beneficência


Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

Paço de Arcos orgulha-se de contar com uma corporação composta de 41 homens decididos, soldados da Paz, que têm por lema “dar a vida por vida do seu semelhante”.

A sua fundação data de 30 de Outubro de 1893.

Foi considerada de utilidade pública e possui a Ordem de Benemerência, condecoração oferecida em 1940 pela Associação Comercial do Concelho de Oeiras e a Medalha de Ouro do Instituto de Socorros a Náufragos, concedida em 17 de Abril de 1933 por Sua Excelência o Senhor Ministro da Marinha, Almirante Magalhães Correia.



José de Oliveira Raposo,
comandante fundador dos BVPA.


O primeiro comandante fundador da Corporação foi o Sr. José de Oliveira Raposo. Depois, em 1927, foi seu comandante o Sr. Carlos Vieira Ramos, que se dedicou com todo o entusiasmo à reorganização e comando desta benemérita Corporação de Bombeiros.

Foi eleito presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que representou em vários congressos não só no nosso País como no estrangeiro, bem como na coroação do Rei de Inglaterra, Jorge VI.

O seu actual 1º comandante é o Exmo. Sr. José de Jesus Teixeira Júnior, que é presentemente um dos comandantes mais competentes do País.

Representou os bombeiros portugueses no Congresso Internacional do Fogo, realizado em Paris em 1937, sendo nomeado em Dezembro, delegado do Comité Technique International de Prevention et Extinction du Feu.

O corpo activo compõe-se de:

Serviço de Incêndios;
Serviço de saúde;
Socorros a náufragos.


Serviços de incêndios

Têm-se revelado homens decididos e competentes, sob o ponto de vista técnico, em diversos incêndios de vulto, tais como o ocorrido em Dafundo, na residência do Sr. Blech em 1904, e no Palácio de Queluz, em que foram louvados pelo Sr. Governador Civil de Lisboa e nas inundações de 27 de Novembro de 1937, em Laveiras, Caxias e Lagoal, onde salvaram várias pessoa e os seus bens.


Serviço de saúde

Tem um posto instalado no quartel, onde tem prestado assistência a muitas pessoas vítimas de acidentes de viação e às classes pobres da vila.


Socorros a náufragos

Como tripulantes do salva-vidas, têm prestado óptimos serviços no salvamento das embarcações em perigo de naufrágio, tendo-se distinguido pelos seus feitos o saudoso 2º comandante Joaquim Pereira dos Santos e o chefe de secção Francisco José de Carvalho.



A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos teve uma banda de música da qual foi regente o grande maestro Raúl Portela e director da banda João Roquete Trindade. Foi pena que se extinguisse, porque esta vila podia orgulhar-se de que tinha uma das melhores bandas de música do país.



Instituições desta natureza merecem todo o nosso carinho e nunca é de mais salientar o seu lema “vida por vida” para que os habitantes de Paço de Arcos continuem a dispensar-lhe o seu auxílio moral e material.

_______________________


Associação de Socorros Mútuos

Esta benemérita Associação foi fundada, no dia 5 de Abril de 1893, pelos saudosos Joaquim Moreira Rato, Celestino José Ferreira, Carlos Vieira Ramos, Tomás Vieira Ramos, José de Oliveira Raposo e pelo único sobrevivente Sr. José Moreira Rato.

Casa dos Rapazes

Tem, pois, cinquenta e três anos de existência. Está instalada no Largo do Conde das Alcáçovas, 1, que podia, justamente, chamar-se largo da caridade, visto que nele se situam, além da Associação de Socorros Mútuos, o Lactário, a Casa dos Rapazes e a Casa dos Raparigas, as Conferências da Sociedade de S. Vicente de Paulo, o Apostolado da Oração e organismos da Acção Católica.

_______________________



O Lactário

Esta instituição de beneficência criada, em Maio de 1941, pelas Senhoras D. Fernanda Silva, D. Elisabeth de Almeida, D. Elisa Monteiro e D. Angelina Barata, está instalada no edifício do Núcleo de Instrução e Beneficência, que cedeu uma das suas salas para o consultório médico que começou a funcionar em Junho do ano acima mencionado.

Foram os membros da direcção do Núcleo, José Moreira Rato e Vergílio Almeida, nomeados seus representantes junto da comissão dirigente do Lactário, que lhe deram a sua valiosa colaboração.

A comissão dirigente tem sido auxiliada por um grupo de meninas que têm sido incansáveis, ajudando o serviço médico e visitando as crianças protegidas pelo Lactário, que fornece às crianças leite, farinha, medicamentos, roupa e calçado.

Em 1945 dispendeu 17.772$. O número dos sócios inscritos em 1945 é apenas de 171, com uma quotização de 7.524$50. Foram protegidas 155 crianças até Setembro de 1946. O número de consultas em 1945, foi de 760; pensos, 73;injecções, 194, vacinados, 44.

Sem o valioso auxílio dos distintos clínicos Drª. D. Josefina Casqueiro Ramos e Dr. Anselmo de Oliveira, o Lactário não poderia existir. O serviço médico, graciosamente mantido pelo Sr. Dr. Oliveira e Dra. Josefina, merece os melhores elogios.

O primeiro médico do Lactário foi o Dr. Anselmo de Oliveira que ainda hoje presta os seus serviços coadjuvando a Exma. Sra. Dra. D. Josefina Casqueiro Ramos, que há três anos tem a direcção clínica do Lactário com uma dedicação digna dos maiores louvores. São os verdadeiros sócios beneméritos desta instituição que merece o carinho e o auxílio moral e material do povo de Paço de Arcos.

_______________________



Conferências de S. Vicente de Paulo

Das associações de beneficência, aquela que merece todo o nosso auxílio e todo o nosso carinho é a Sociedade de S. Vicente de Paulo.

As Conferências de Nossa Senhora da Bonança e do Senhor Jesus dos Navegantes, fundadas em 30 de Junho de 1941 e agregadas a 9 de Junho de 1942, procuram, dentro dos preceitos da Sociedade de S. Vicente de Paulo, levar certo conforto moral e material a alguns pobres de Paço de Arcos.

As suas despesas são de algumas dezenas de escudos por semana, sendo as suas receitas constituídas pelas quotas dos sócios subscritores, pelo produto das colectas dos confrades e pelo peditório feito todos os domingos e dias santificados, no fim da missa paroquial, à porta da Ermida do Senhor Jesus dos Navegantes.

O Sr. Dr. Borges de Castro, distinto advogado em Mondim de Basto, que durante algum tempo viveu em Paço de Arcos, foi o confrade fundador destas conferências, tendo presidido à sua sessão inaugural, Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Manuel Trindade Salgueiro, venerando Bispo de Helenópole.

A alma das referidas conferências foi, incontestavelmente, a primeira vice-presidente da conferência feminina, D. Leonor Faria Gomes.

O primeiro presidente da conferência masculina desta vila, foi o Sr. Dr. António da Costa Cabral, nosso ex-ministro plenipotenciário em Berlim. S. Exª. Ainda hoje se digna honrar a dita conferência, mantendo-se no mesmo cargo. Os restantes membros da direcção são os Srs. Coronel Campos e Sousa e Francisco Abreu, vice-presidentes; João Freitas, tesoureiro; Octávio Campos e Sousa, secretário.


A primeira presidente da conferência feminina desta vila foi a Exma. Sra. D. Joana Monteiro Pais.

A mesa actual é constituída pelas Exmas. Sras. D. Maria de Oliveira Monteiro, presidente; D. Carlota Morato Campos e Sousa, vice-presidente; D. Isaura Celeste Domingues Tavares, secretária; D. Clarice da Conceição Ganchas Gabriel, tesoureira.


Esta conferência está florescentissima, podendo mesmo considerar-se modelar, para o que tem decididamente contribuído a acção verdadeiramente apostólica da alma de elite da sua actual presidente.



Texto de M.P. Videira em, "Monografia de Paço de Arcos (Apontamentos), 1947.


Fotos dos BVPA extraídas do site da AHBVPA.




Colaboração do Bardino Vitor Martinez
.


Sem comentários: