16 de dezembro de 2009

FIGURAS DA VILA 21

CARLOS BONVALOT
PINTOR (1918-1934)

Carlos Bonvalot fixou residência em Cascais em 1918, mas só na última fase da sua vida se identificou mais profundamente com a terra, a partir do centro afectivo que foi a sua casa em Bem Lembrados, local do qual nos deixou registo de imagens sempre felizes, como sejam da casa em si mesma, do quintal, dos interiores, locais pontuados com a forte presença de figuras de mulheres e crianças.


Mesa de chá no jardim - Bem Lembrados, Cascais (1933)
Óleo s/ tela - Colecção Particular




Mulher e filhos do pintor (1932)
Óleo s/ cartão - Colecção particular



A Filha do Pintor (1930)
Óleo s/ tela - Colecção de José Carlos Bonvalot Bigio



A sua mulher, os filhos, a mãe são personagens que povoam os seus quadros, transmitindo uma forte presença feminina, graciosa e perfumada à sua pintura, tratando as manchas coloridas como formas plenas de carácter.


A Mesa do Chá (1925)
Óleo s/ tela - Colecção particular




Susana Bonvalot - Mulher do artista com coelho (N. dat.)
Óleo s/ tela - Colecção de José Carlos Bonvalot Bigio



Outra casa foi objecto da pintura de Carlos Bonvalot: o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães, do qual foi conservador desde 1932. Os quadros realizados captam a silhueta das arquitecturas exóticas, a capela de S. Sebastião mas, sobretudo, a beleza da vegetação primaveril.


Torreão do Museu Condes de Castro Guimarães (N. dat.)
Óleo s/ cartão - Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães



Bonvalot deixou-nos outros registos da doçura da luz azul dos verões de Cascais. Em trabalhos sobre o Forte do Jacinto e a Boca do Inferno, dá-se a união do azul do mar com os castanhos dos rochedos ocres da costa, num encontro singular entre proximidade e lonjura.


Farol de Santa Marta (N. dat.)
Óleo s/ cartão - Colecção Maria Teresa Bonvalot



Pintou também outros locais de Cascais, como esquinas de ruas na vila velha, a vegetação dos arredores a caminho do Guincho ou as aldeias do interior.


Senhora com uma criança numa rua de Cascais (c. 1932)
Óleo s/ tela - Colecção Maria Teresa Bonvalot




Rua de Cascais (1930)
Aguarela s/ papel colado em cartão - Colecção particular



Bonvalot pintou a Praia dos Pescadores em Cascais, num registo cosmopolita que consiste numa mistura hábil entre as funções antigas da praia - a preparação e a chegada da faina da pesca - e a sua recente vocação de palco da vivência estival burguesa.

Carlos Bonvalot tinha como projecto transpor para a pintura essa intensidade vivencial, não havendo documentação, no entanto, que nos elucide sobre a sua dimensão. Há alguns retratos isolados de pescadores e três retratos de grupo, dos quais sobressai "A Lota", de grandes dimensões e datado de 1933, e que foi enviado ao salão da SNBA desse ano, o último em que o artista participou.


A lota (1933)
Óleo s/ tela - Colecção particular



Tio Domingos (N. dat.)
Óleo s/ tela - Colecção Maria Teresa Bonvalot



No património artístico do concelho de Cascais, há ainda que referir o importante contributo de Carlos Bonvalot na nova decoração da Igreja de Santo António do Estoril, concretizada ao longo da década de 1920.


2º Projecto de decoração para o tecto
da Igreja de Santo António do Estoril (1928)
Aguarela s/ papel - Colecção de Maria Teresa Bonvalot




Estudo para a decoração do motivo central do tecto
para a Igreja de Santo António do Estoril (c. 1927)

Óleo s/ tela - Colecção particular



Podemos imaginar o gosto que o artista dedicou a esta encomenda, de algum modo complementar do trabalho de restauro que realizou sobre as pinturas do Mestre da Lourinhã, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Cascais.


Adoração do Reis Magos (Séc. XVI) Atribuído a Álvares Pires
Óleo s/ madeira - Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Cascais



Essa circulação laboriosa entre o estudo e a salvaguarda do passado e a elaboração de obras capazes de continuarem os seus valores, é uma metáfora pertinente dos seus mais íntimos desígnios de artista. Mas deles fez parte também, a celebração pictórica do tempo que lhe foi dado viver, gentes e paisagens comuns em quem procurou insuflar sentimentos de eternidade.


Carlos Bonvalot no seu atelier




Nota - Os textos e as reproduções aqui inseridas encontram-se no catálogo da exposição "Cascais de Carlos Bonvalot", de onde foram reproduzidos e adaptados com a devida vénia e que agradecemos.



No início: Auto-retrato (1913)
Óleo s/ cartão - Colecção particular






Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


Sem comentários: