2 de dezembro de 2009

MONOGRAFIA DE PAÇO DE ARCOS (Apontamentos) 04

___________________________




O Comércio


Paço de Arcos, foi, desde remotos tempos, um centro bastante comercial. Na época pombalina, havia já grandes armazéns de fruta, que vinha do concelho de Colares, para, depois ser vendida e transportada por via marítima, para a cidade de Lisboa.

Em 1846, existiam nesta localidade grandes depósitos de azeite para consumo dos faróis da barra.

Actualmente é uma importante praça comercial. Os seus numerosos estabelecimentos, encontram-se absolutamente providos de tudo quanto é necessário à vida moderna, desde os artigos mais simples às afamadas especialidades.

Os preços, confrontados com os de Lisboa, nada diferem. Os estabelecimentos que merecem uma referência especial, são os seguintes:



A casa de José B. de Campos Pereira, é um estabelecimento no género dos pequenos bazares britânicos, com variado sortido de artigos escolhidos, onde predominam os bons livros e revistas, as perfumarias nacionais e estrangeiras, os bibelots e objectos para brindes, os brinquedos e jogos, as louças regionais, os artigos de menage, a papelaria, etc. Tem uma clientela escolhida e, durante a época balnear, é ponto de reunião de algumas famílias mais aristocráticas que têm os seus solares nesta vila.



O Fanqueiro de Paço de Arcos, de Abreu & França, Limitada, é o maior estabelecimento de lã e algodão.

A Rua Costa Pinto é a mais comercial da vila. Nela fica situada a "A Marítima", de Adriano Cardoso. É uma das melhores frutarias e confeitarias de Paço de Arcos. O proprietário desta importante casa comercial é um dos mais jovens comerciantes da Costa do Sol, que tem imposto o seu nome à consideração de todos, mercê do seu porfiado esforço e alto espírito de iniciativa.



Farmácia Mar, situada na Rua Costa Pinto, 184 a 186. É seu proprietário e director-técnico o farmacêutico Daniel Trindade Brás. No seu laboratório fazem-se análises clínicas.



A Sapataria Palmax é a mais moderna da vila.

A Barbearia de Lino Guerreiro é a mais moderna barbearia da vila de Paço de Arcos.

A Barbearia de José Albuquerque é a mais popular desta encantadora freguesia.



Na Rua Costa Pinto, 126, fica situada a Drogaria Central, de António da Silva Tecelão & Cª., sucessor de Benigno Francisco. Esta drogaria tem ferragens, vidros, louças de esmalte, artigos de papelaria e utilidades, perfumarias e águas minerais e medicinais.

________________________


Doces regionais
Delícias - Mimosos - Cacetes de Paço de Arcos


Paço de Arcos, para não fugir à regra e à tradição das vilas portuguesas, tem as suas especialidades em doçarias caseiras.

São produtos de fabricação muito antiga, sabendo-se que os últimos, hoje chamados "cacetes", eram manipulados em regime particular, com formato e designação diferente, por uma família nobre, que aqui residiu, cuja receita chegou à posse do fundador da ainda existente Casa Bonvalot.



Há perto de meio século que Manuel Pinhanços a comercializou, não só, dando-lhes formato adequado que ainda hoje se mantém, mas também a actual designação, pois a antiga era a de "Palitos de Paço de Arcos".




Texto de M.P. Videira em, "Monografia de Paço de Arcos (Apontamentos), 1947.




Colaboração do Bardino Vitor Martinez.


1 comentário:

Ferenando Reigosa disse...

Uma única palavra:


L I N D O !!!!!!!!