6 de novembro de 2009

BARDINADA EM ALTA


No passado dia três tomaram posse os novos (recém-eleitos) ‘corpos gerentes’ da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia de Paço de Arcos, nas suas decrepitas (ou inapropriadas, se preferirem) instalações.

O Grupo Tertúlico “Os Bardinos” marcou presença por uma razão específica, para além da função social participativa que se pretende. É que um dos empossados era precisamente um dos seus mais carismáticos e antigos membros.

Trata-se, como decerto já adivinharam, do amigo e companheiro António José “Nicha” Dias da Silva (ou Nichinha, como ele gosta de se chamar a si próprio).

O último acto (de vulto) das cerimónias competentes foi, como é regular, a eleição inter-pares para os diversos cargos e pelouros, da qual resultou a indigitação do companheiro “Nicha” para a Presidência da Mesa da Assembleia de Freguesia, resultado já esperado pelo seu perfil único, ou seja o apreço de todas as forças políticas representadas.

Para orgulho da Bardinada, rezam as crónicas que foi mesmo o único a ser eleito como que por unanimidade. Na verdade não averbou nenhum voto contra, e as três abstenções somadas terão sido originadas por estratégias políticas dos partidos representados.

Esta figura proeminente da Vila de Paço de Arcos (a mais charmosa do País para uns e a mais perfumada do País para outros) não pede meças a ninguém.

Já foi pronto-socorro e salva-vidas das mais diversas organizações e instituições, nesta terra e em outras. É só pensar, deve ter estado em todas. Mas extravasou, também prestando assistência ‘salva-vidas’ desde Federações Nacionais até particulares.


Eu, confessamente grande amigo e admirador deste Bardino (até lhe gamei a namorada há, práí meio século, e continuámos amigos como sempre), duvido que ele próprio fosse capaz de estabelecer o seu currículo completo. E, certamente, não seria capaz de listar todos aqueles que quis e pôde ajudar desinteressadamente.

Repito uma frase romântica que, não há muito, utilizei para elogiar uma outra personalidade desta terra:
- Bem hajas Vila que tais filhos és capaz de parir.

Termino repetindo-me (agora não é contigo, Vítor).

“Nicha”, Tósculo-te reconhecido.

Fernando Reigosa



Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.



1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Esta bardinada anda muito esquisita. Allô!!!!!!!!!!!
Já que ninguém diz 'pêva', sempre adianto que que se espera algo de bem mais construtivo desta dupla, que tem todas as potencialidades.
É que os sintomas de incomodidade, por estas bandas, são mais que muitos, como diria o povo (que somos nós).
Se fizermos um rastreio comparativo, ainda que superficial, com as Juntas vizinhas, Oeiras, Cascais (sobretudo), Sintra, etc., vamos com toda a facilidade chegar a resultados bem frustantes. Fala quem sabe.
Percatem-se, porque estamos cá para vos incomodar sempre que acharmos conveniente, e, posso garantir não vamos dar grandes 'abébias'.
Esta Vila está mal, tem sido mal cuidada, e as perspectivas não aparentam, ou antes, não recomendam, grandes euforias.
Que Deus nos proteja, e os Bardinos que arregaçem as mangas.
Haja fé.