12 de novembro de 2009

PASSEIO MARÍTIMO

PASSEIO MARÍTIMO
(A Saga Continua)

Já passou ‘bué da’ tempo sobre a inauguração deste último troço do passeio Marítimo (Santo Amaro de Oeiras – Paço de Arcos).

Já esmoreceram os discursos, as manifestações de vontades (??), e, em cima de tudo, já passou o tempo das campanhas (autárquicas e outras).

Que acontece então?

Manutenção, vigilância e segurança são temas completamente arredados, ignorados, ausentes, mas manifestamente necessários; só que, de momento, não dão votos, logo podem, tranquilamente (onde é que já ouvi isto?), ‘esperar o seu tempo’. Claro, pudera, vozes de burro – neste momento - não chegam ao céu.

Manutenção está completamente ausente:
- as ervas daninhas crescem ao desbarato, são mais, em alguns locais, que os arbustos plantados (e muito bem);

- os aterros assim ficaram desde o dia das eleições; que vai suceder? Perfeita incógnita; serão os tão esperados e desejados parques de estacionamento, inqualificavelmente adiados, ignorados, postos no congelador, mesmo depois de décadas de protestos, solicitações e propostas?

- e os sanitários? Além de um inacreditável e inaceitável caça-níqueis, para que serve? Nem para mamarracho!

- e os bebedouros danificados por actos de vandalismo? É para ficarem assim? Haja Deus;

- para quando sistemas de vigilância e segurança?

- continua-se a ver donos (com ar importante e decisivo) a passearem impunemente os seus cãezinhos ou mastodontes, sem se preocuparem, sequer, em apanhar os seus dejectos (haverá algumas excepções, mas poucochinhas);

- e os biciclistas? Por quanto tempo vamos nós, que queremos usufruir tranquilamente das virtualidades deste magnífico espaço, ter que aturar as ‘barbas’ destes ‘desportistas da tanga’?

- já agora renovo o meu apelo a que seja englobado na proibição (?????????) o uso de patins em linha. É que o perigo que representam não é inferior ao das bicicletas. Pelo contrário vê-se mais gente de ‘pouco rim’ a querer dominar os aparelhos, que os outros, com os resultados espectáveis.

Ou guardar para outra oportunidade um comentário sobre as obras no Forte de S. João das Maias, seriamente estou com enormes dúvidas sobre os reais objectivos, mas admito, para já, que possa ser apenas a minha veia de ‘velho do Restelo’ a querer manifestar-se.

‘A ber bamos’.




Colaboração do Bardino Fernando Reigosa.



1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Só para reforçar que, passeante diário deste espaço, tenho ouvido mais impropérios à conta dos 10 cêntimos indecentemente 'gamados' nos intitulados sanitários (junto á praia das Fontaínhas), do que em toda a minha vida.
O drama é que as pessoas que assim reagem têm toda a razão.
E pensar que acreditei!!!!!!!!!!!!