14 de novembro de 2009

PAÇO DE ARCOS (RE)VISITADO I


"Paço de Arcos tem, desde a sua origem, uma rica e variada história nas vertentes sociais e políticas. Essa história, focada essencialmente no início do séc. XX, encontra-se admiravelmente documentada num pequeno opúsculo da autoria de M.P. Videira, intitulado "Monografia de Paço de Arcos (Apontamentos)" e editado no ano de1947.

Ao ser-me dada a oportunidade de ler esse pequeno livro, a ideia de reproduzir com imagens de hoje excertos de textos nele inseridos, surgiu-me como forma de tentar dar a conhecer, não só esses textos, como relacioná-los com a minha visão, actual e pessoal da vila de Paço de Arcos.

Foi para mim uma experiência fascinante viajar por Paço de Arcos, tentando reconhecer, à distância destes mais de cinquenta anos, os locais, os edifícios e os monumentos que são mencionados no livro e confrontá-los através da fotografia com a realidade dos dias de hoje, à entrada do século XXI.

Se essa experiência se transmitir a todos aqueles que tenham a oportunidade de ver estas fotos, a finalidade desta exposição estará cumprida, pois é ao partilhar as suas imagens com o público que o autor se sente realizado.

Vitor Martinez
Dezembro 2001


____________________________________


Há uns anos atrás, em 2001 mais precisamente, e na sequência do texto atrás descrito, tive o grato prazer de realizar um pequena exposição de fotografia onde, além de apresentar uma visão mais pessoal de Paço de Arcos dos nossos dias, dava a conhecer pequenos textos e frases desse livrinho que tanto me encantou quando tive a oportunidade de o ler. Tratava-se da "Monografia de Paço de Arcos (Apontamentos) da autoria de M.P. Videira e editado em 1947.

A esta monografia voltaremos em mais detalhe daqui a algum tempo.

Agora gostaria de partilhar com todos vocês as imagens que o texto desse opúsculo me inspirou, revelando alguns recantos e pormenores da nossa vila nos tempos que correm, acompanhadas todas elas, de um pequeno texto extraído da referida monografia.


Colaboração do Bardino Vitor Martinez.



1 comentário:

Fernando Reigosa disse...

Apetece-me lembrar que há matéria mais que suficiente para uma produção bem mais conseguida que uma outra que vimos e gostámos, da freguesia de Carcavelos, que, a propósito, é mais bem subsidiada que esta, tanto quanto julgo saber.
Paço de Arcos tem enorme hist´ria e grande potencial para dar a conhecer ao mundo.
Será que na pRaceta alguém vai estar atento. Hum!!!!!!!